Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parte de foguetão da SpaceX colide com a Lua no início de março

27 jan, 2022 - 02:24 • Lusa

Em causa, a parte usada para impulsionar o foguetão, que pesa cerca de quatro toneladas, e mudou de órbita. Prevê-se uma colisão para dia 04 de março da qual resultará uma cratera artificial.

A+ / A-

Parte de um foguetão da SpaceX, lançado há sete anos, está em rota de colisão com a Lua e deverá atingir o satélite natural da Terra no início de março, anunciaram especialistas citados pela a agência France-Presse (AFP), esta quarta-feira.

De acordo com a AFP, especialistas recalcularam a trajetória do que resta do foguetão Falcon 9, da fabricante aeroespacial liderada por Elon Musk, e concluíram que deverá colidir com o lado oculto da Lua, em 04 de março.

O Falcon 9 foi usado em 2015 para orbitar um satélite de observação climática da Terra, o Deep Space Climate Observatory (DSCOVR).

Desde então, a parte usada para impulsionar o foguetão tem andado a flutuar no espaço, numa órbita a que os matemáticos chamam de “caótica”, segundo o astrónomo Bill Gray, que descobriu a nova trajetória daquele pedaço de lixo espacial.

O objeto passou muito perto da Lua, no início de janeiro, mas mudou a sua órbita, detalhou o responsável pelo "Projeto Plutão", um ‘software’ que permite calcular as trajetórias de asteroides e outros objetos.

Uma semana depois, o especialista conseguiu observar novamente os restos do foguetão e percebeu que a colisão com a Lua deverá acontecer no dia 04 de março.

Depois de apelar à comunidade de astrónomos amadores para que fizessem novas observações, os dados foram confirmados, sendo que a hora e o local precisos ainda podem mudar (em minutos e quilómetros), mas a colisão é certa.

"Tenho rastreado lixo espacial como este há cerca de 15 anos e este é o primeiro impacto lunar não intencional" detetado, adiantou o astrónomo.

O impacto da colisão daquele objeto, que pesa aproximadamente quatro toneladas, não será visível da Terra, no momento do choque, mas deve causar uma cratera que poderá ser observada por cientistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+