Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

2021 foi o ano "mais antissemita da última década", denunciam organismos judaicos

27 jan, 2022 - 18:03 • Lusa

A Europa lidera em número de incidentes antissemitas, em 2021, com cerca de 50% dos casos, seguida dos Estados Unidos onde se registaram 30% de atos de discriminação e xenófobos contra judeus.

A+ / A-

No Dia Internacional do Holocausto, celebrado esta quinta-feira, organizações judaicas afirmam que 2021 "foi o ano mais antissemita da última década", e falam no aumento dos incidentes contra judeus em todo o mundo.

"A média de incidentes antissemitas em 2021 foi de mais de dez por dia. Mesmo assim, o número real é significativamente mais elevado porque as vítimas não fazem denúncias porque têm medo e por causa da falta de ação dos organismos responsáveis por fazerem cumprir a lei", assinalou a Organização Sionista Mundial (WZO) e a Agência Judia, com sede em Israel.

Hoje assinalam-se os 77 anos da libertação dos campos de extermínio de Auschwitz-Birkenau, na Polónia, pelo Exército Vermelho.

Mais de seis milhões de judeus, cidadãos de etnia cigana e prisioneiros políticos foram assassinados, de forma sistemática, pelo regime nazi no poder na Alemanha entre 1933 e 1945.

O relatório das duas organizações refere que os principais incidentes antissemitas consistem em atos de vandalismo, destruição e profanação de monumentos, registando também o aumento da propaganda difundida através de meios digitais e redes sociais.

Os atos de violência física representam menos de um terço das atitudes antissemitas e não se registaram assassinatos por antissemitismo em 2021, indicam os dois organismos.

"O antissemitismo não é novo, mas é um fenómeno que se reinventa. As comunidades judaicas de todo o mundo enfrentam os desafios de um crescente e mutável antissemitismo", disse Racheli Baratz-Rix, chefe do departamento de combate ao antissemitismo da WZO.

Por outro lado, a mesma responsável sublinha avanços, como a adoção, em muito países, da definição de antissemitismo da Aliança Internacional pela Memória do Holocausto e a aprovação de novas leis em diferentes países que proíbem símbolos que não respeitam a História.

A WZO assinala a aprovação, no passado dia 20 de janeiro, pela Assembleia Geral da ONU (o único país a opor-se foi o Irão) de uma resolução proposta por Israel e Alemanha que condena a "negação e distorção" do Holocausto.

No dia 20 de janeiro assinalaram-se os 80 anos da Conferência de Wannsee, a reunião da hierarquia do regime nazi na qual se planificou a "Solução Final": o extermínio dos judeus na Europa.

Os relatórios referem que em 2021 os atos antissemitas se intensificaram em maio, coincidindo com a escalada da tensão em Jerusalém Oriental e os confrontos bélicos com as milícias palestinianas de Gaza.

Os dois organismos denunciam também manifestações que se verificaram em todo o mundo, especialmente na Europa, contra o confinamento sanitário, vacinas e restrições relacionados com a pandemia de covid-19 e que usaram a simbologia do Holocausto como a estrela amarela imposta pelos nazis.

A WZO repudia igualmente as "teorias de conspiração" que acusam os judeus de propagação da pandemia do novo coronavírus como forma de controlar o mundo.

"Estas acusações foram dirigidas a judeus em posições chave como o diretor executivo da Pfizer e outros. O uso destes símbolos cria um fenómeno preocupante de banalização do Holocausto, cujo objetivo principal é desvalorizar a dimensão e singularidade históricas", lamentam as duas organizações.

A Europa lidera em número de incidentes antissemitas, em 2021, com cerca de 50% dos casos, seguida dos Estados Unidos onde se registaram 30% de atos de discriminação e xenófobos contra judeus.

"O mais surpreendente foi o Canadá e a Austrália onde houve um aumento dramático do número de incidentes antissemitas em relação a 2020", diz o relatório.

Os atos antissemitas aumentaram 100% em Nova Iorque, 60% em Los Angeles (Estados Unidos) e 49% no Reino Unido, de acordo com as estatísticas das autoridades policiais.

Na Áustria, estes incidentes duplicaram na primeira metade de 2021 e na Alemanha ocorreu um aumento de 27% dos casos nas zonas leste do país (antiga República Democrática Alemã).

Na Rússia baixaram os números de atos antissemitas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+