Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tensão Ucrânia/Rússia. Ucranianos em Portugal preparam-se para enviar ajuda

25 jan, 2022 - 16:17 • Ana Catarina André

O presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal adianta que alguns dos seus compatriotas estão a ponderar retirar os seus familiares do país, caso "rebente" um conflito armado.

A+ / A-

Os ucranianos que vivem em Portugal estão cada vez mais preocupados com tensão entre a Ucrânia e a Rússia.

O presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, adianta à Renascença que alguns dos seus compatriotas estão a ponderar retirar os seus familiares da Ucrânia, caso exista conflito armado, e revela que a associação se prepara para enviar ajuda para o país.

"Estamos a preparar-nos para prestar algum apoio. Se for necessário, vamos juntar dinheiro, comprar roupas. Faremos tudo para ajudar as tropas ucranianas e ajudar as pessoas a defenderem-se e a salvar vidas", afirma o responsável, sublinhando a preocupação dos imigrantes ucranianos com os familiares e amigos que permanecem no país.

Pavlo Sadokha recorda que várias associações de ucranianos em Portugal têm pedido ao governo e ao Presidente da República para que Portugal tenha uma posição firme em relação às "tentativas de chantagem russas".

O ucraniano, que assiste com regularidade aos noticiários da televisão russa, diz que Putin está a preparar o povo para a guerra.

"Todos os dias, oiço os noticiários russos. A retórica sobre esta guerra é a de que os ucranianos são provocados pelos Estados Unidos e pela União Europeia. Dizem que quem está por trás dos ucranianos é a NATO, que quer atingir ou começar a guerra contra a Rússia", diz. "Parece que não estão não só a preparar-se para entrar na Ucrânia. É um perigo que comece – até tenho medo de dizer esta palavra – a terceira guerra mundial."

Na próxima quarta, 26, a Associação dos Ucranianos em Portugal promove um momento de oração pela paz, unindo-se ao pedido do Papa Francisco.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+