Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crise na habitação

Espanha vai pagar subsídio mensal de 250 euros a jovens com baixos rendimentos

19 jan, 2022 - 08:15 • Sofia Freitas Moreira com agências

Apoio, que arranca já este mês, visa ajudar os espanhóis com menos de 35 anos a saírem de casas dos pais.

A+ / A-

O governo espanhol vai começar a pagar 250 euros por mês aos jovens com baixos rendimentos, anunciou a ministra da habitação espanhola Raquel Sanchez, na terça-feira.

Já a partir deste mês, os espanhóis com menos de 35 anos e com um rendimento anual inferior a 24.318 euros podem solicitar o subsídio mensal, num país onde, segundo Sanchez, cada vez mais jovens adultos vivem com os seus pais porque não têm dinheiro para alugar uma casa sozinhos. O subsídio será pago durante os primeiros dois anos de um aluguer.

O apoio "é um elemento importante para que a habitação deixe de ser um obstáculo à emancipação da juventude", disse a ministra, avança a agência Reuters.

De acordo com os últimos dados oficiais, a Espanha tem uma das percentagens mais elevadas de jovens que vivem com os pais na Europa, chegando a 55% dos jovens entre os 25-29 anos em 2020, de acordo com os últimos dados oficiais, com um aumento de 6,5 pontos percentuais desde 2013.

Este número está fortemente correlacionado com o desemprego juvenil endemicamente elevado em Espanha, onde 29% das pessoas com menos de 25 anos de idade se registam como desempregadas.

No entanto, os subsídios diretos para pagar rendas podem ser menos eficazes do que o governo espera, uma vez que o aumento da procura de pequenos apartamentos irá provavelmente aumentar os preços, alerta Francisco Inareta, porta-voz do Idealista, o maior site imobiliário do país.

"Experiências anteriores mostraram que a principal consequência é um aumento direto dos preços", disse, acrescentando que os inquilinos que ganham pouco acima do limite anunciado provavelmente se vão sentir discriminados por terem de pagar mais sem receberem subsídios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+