Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guterres condena ataques a Abu Dhabi e apela “à máxima contenção” na região

18 jan, 2022 - 03:33 • Lusa

O diplomata português instou as partes a “impedirem qualquer escalada num contexto de aumento das tensões na região”, depois de novos ataque que fizeram vítimas.

A+ / A-

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou os ataques ao aeroporto internacional de Abu Dhabi e a uma área industrial adjacente, que causou três mortos e seis feridos, e apelou “à máxima contenção” a todas as partes.

Os governos dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e da Arábia Saudita responsabilizaram os rebeldes iemenitas pelo ataque, já reivindicado pelo grupo rebelde Houthi, do Iémen.

Além de um incêndio numa área em construção do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, a polícia do emirado relatou um outro na área industrial adjacente, que provocou uma explosão em tanques de combustível.

O diplomata português instou as partes a “impedirem qualquer escalada num contexto de aumento das tensões na região”, recordando ainda que “os ataques contra civis ou infraestruturas civis foram proibidos pelo direito internacional humanitário”, referiu, esta segunda-feira, o porta-voz das Nações Unidas, Stéphane Dujarric.

"Não há solução militar para o conflito no Iémen", salientou António Guterres.

O responsável da ONU exortou ainda as partes “a conversarem construtivamente e sem pré-condições" para que possa haver um avanço do “processo político para chegar a um acordo amplamente negociado para acabar com o conflito".

Pelo menos três pessoas morreram e seis ficaram feridas na explosão de um camião-cisterna em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+