Tempo
|
A+ / A-

EUA acusam Rússia de preparar ataque disfarçado à Ucrânia

14 jan, 2022 - 18:27 • Redação

Os EUA referem mesmo que o Kremlin quer culpar a Ucrânia por preparar "um ataque iminente" à Rússia.

A+ / A-

Os Estados Unidos da América (EUA) acusaram, esta sexta-feira, a Rússia de estar a preparar um ataque disfarçado à Ucrânia.

Os norte-americanos dizem ter informações "de um grupo de operativos [russos] posicionados" para realizar o ataque.

"A Rússia está a preparar o terreno para criar um pretexto de invasão, incluindo sabotagem" refere um oficial do Estado norte-americano, citado pela Axios.

Os EUA referem mesmo que o Kremlin quer culpar a Ucrânia por preparar "um ataque iminente" à Rússia.

A operação russa estava a ser, alegadamente, preparada para entrar em ação entre meados de janeiro e fevereiro.

"Já vimos isto, em 2014, com a Crimeia", diz o mesmo oficial norte-americano.

A inteligência militar da Ucrânia também alertou para o potencial de uma operação, por parte da Rússia, e teme um aumento de ações cibernéticas.

Já a Rússia afirma que não tem quaisquer planos para invadir a Ucrânia, mas avisou que pode desencadear-se um cenário perigoso se os EUA e a NATO não aceitarem as exigências feitas nas últimas conversas diplomáticas entre estas forças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+