Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Downing Street pede desculpa à Rainha Isabel II por causa de festas em véspera do funeral de Filipe

14 jan, 2022 - 12:56 • Carla Fino , com Lusa

O primeiro-ministro não esteve nas festas que aconteceram na véspera do funeral do duque de Edimburgo, mas enfrenta acusações de quebra das regras contra a Covid-19.

A+ / A-

O gabinete do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pediu desculpa à Rainha Isabel II pelas duas festas ocorridas em Downing Street na noite anterior ao funeral do Príncipe Philipe.

As reuniões, denunciadas pela imprensa britânica, ocorreram a 16 de abril do ano passado e continuaram pela madrugada.

O porta-voz do do primeiro-ministro lamenta que tenham ocorrido num momento de luto nacional.

"É profundamente lamentável que isto tenha ocorrido num momento de luto nacional. O número 10 [de Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro] pediu desculpas ao Palácio [de Buckingham]."

As festas de despedida do antigo diretor de comunicações de Boris Johnson, James Slack, atualmente diretor-adjunto do tabloide The Sun, e de um fotógrafo do primeiro-ministro, terão decorrido em espaços separados no edifício da residência oficial, em Downing Street, na noite de 16 de abril.

De acordo com o jornal Daily Telegraph, as festas incluíram bebidas e dança e acabaram por se fundir no jardim, onde o baloiço do filho de Boris Johnson, Wilf, foi danificado por um dos participantes.

No dia seguinte, realizou-se o funeral do marido da rainha Isabel II, no qual a monarca teve de se sentar sozinha e afastada do resto da família por causa das regras de distanciamento social em vigor para travar a disseminação do novo coronavírus.

Na altura, Inglaterra estava na segunda fase do plano para sair do confinamento, que limitava a sociabilização a grupos de seis pessoas em espaços fechados, ou a dois agregados familiares ao ar livre.

Boris Johnson não esteve em nenhuma das festas, mas enfrenta ainda o Parlamento sobre a alegada violação das regras de Covid na residência oficial.

O primeiro-ministro britânico pediu "desculpas sinceras" e remeteu quaisquer consequências para o resultado de um inquérito em curso liderado por uma funcionária pública, mas a oposição pediu a demissão do chefe do Governo.

Vários deputados do Partido Conservador também concordaram com a demissão, mas são necessários 54 para desencadear uma moção de desconfiança.

A maioria dos membros do Governo defendeu Johnson, como foi o caso da ministra dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss.

"Ele pediu desculpas, acho que agora precisamos seguir em frente", disse hoje a chefe da diplomacia britânica em declarações aos jornalistas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+