Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido

Príncipe André renuncia a títulos reais e militares

13 jan, 2022 - 18:11 • Sofia Freitas Moreira com Redação

O Duque de York deixa de usar o título "Sua Alteza Real" em qualquer função oficial e os seus restantes papéis serão distribuídos entre outros membros da família real. André é acusado de abuso sexual e enfrenta um julgamento civil.

A+ / A-

O Príncipe André do Reino Unido renunciou às suas filiações militares e títulos reais, disse o Palácio de Buckingham, esta quinta-feira.

Segundo a agência Reuters, o anúncio surge depois de os advogados de Andrew não terem conseguido persuadir um juiz dos EUA a arquivar um processo civil contra o Príncipe, que o acusa de abuso sexual.

"Com a aprovação e acordo da Rainha, as filiações militares e os títulos reais do Duque de York foram devolvidos à Rainha", disse o Palácio de Buckingham numa declaração.

"O Duque de York continuará a não assumir quaisquer deveres públicos e está a defender este caso como um cidadão privado".

Uma fonte real disse ainda que André deixaria de usar o título "Sua Alteza Real" em qualquer função oficial e que os seus outros papéis seriam distribuídos entre outros membros da família real.

Na quarta-feira, um juiz do Tribunal de Nova Iorque decidiu manter a queixa judicial de Virginia Giuffre contra o Príncipe André. Segundo a acusação, Giuffre (na altura Roberts) terá sido abusada sexualmente em 2001, quando tinha 17 anos de idade.

Virginia Giuffre assinou, em 2009, um acordo com Jeffrey Epstein, o bilionário americano acusado de tráfico sexual de menores que, em agosto desse ano foi encontrado morto na cela da prisão. O acordo estabelecia que Giuffre não processaria nem o Príncipe André nem “outros potenciais arguidos”, argumento que o juiz Lewis Kaplan agora rejeitou.

Sendo assim, caso todos os recursos do segundo filho da Rainha da Inglaterra se esgotem, um julgamento civil poderá vir a ser realizado “entre setembro e dezembro” de 2022, disse o juiz.

O Duque de York, que mantinha laços com Epstein e a sua antiga companheira Ghislaine Maxwell, tem sempre negado as acusações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+