Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Downing Street recebeu festa durante confinamento? Boris Johnson arrisca investigação

11 jan, 2022 - 11:40 • Lusa

O evento em maio de 2020 contou com a presença do líder conservador britânico e da esposa Carrie, e dezenas de outras pessoas, numa altura em que as interações sociais eram fortemente limitadas.

A+ / A-

O primeiro-ministro britânico pode vir a ser investigado devido a uma festa em Downing Street no ano passado, em pleno confinamento devido à pandemia, após uma nova revelação embaraçosa feita pela comunicação social.

De acordo com a estação ITV, o secretário particular de Boris Johnson, Martin Reynolds, enviou um email para cerca de 100 funcionários em maio de 2020 , convidando-os para, "depois de um período incrivelmente atarefado", a "aproveitar o bom tempo” durante umas “bebidas com distanciamento social” nos jardins da residência oficial do chefe do Governo.

Juntem-se a nós a partir das 18h00 e tragam as vossas próprias bebidas ”, indicava a mensagem.

A Polícia Metropolitana confirmou "estar em contacto" com o Governo sobre este assunto, que pode ser objeto de uma investigação por violação das regras de saúde pública.

Segundo vários meios de comunicação, a festa contou com a presença do líder conservador britânico e da esposa Carrie, e dezenas de outras pessoas, numa altura em que as interações sociais eram fortemente limitadas.

Em maio de 2020, só era possível encontrar uma pessoa de outro agregado familiar num local público ao ar livre, e com a condição de ficarem a dois metros de distância.

Esta nova revelação vem somar-se a notícias de outras festas e eventos organizados em dezembro de 2020 por funcionários do Governo britânico que deram origem à abertura de um inquérito interno ao que a imprensa batizou de “partygate".

Enquanto anteriormente o Governo defendeu-se, desdramatizando e vincando que as regras tinham sido respeitadas e que os ajuntamentos eram justificados porque se realizaram num local de trabalho, o email agora conhecido refere desta vez, de forma clara, um evento de sociabilização.

O líder do Partido Trabalhista, a principal força da oposição, Keir Starmer, urgiu o primeiro-ministro a assumir responsabilidades .

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+