Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tumultos no Cazaquistão fazem 164 mortos e oito mil detidos

10 jan, 2022 - 08:19 • Redação

O presidente cazaque Tokayev recusa dialogar com os manifestantes e mantém a ordem dada às forças de segurança de "atirar a matar".

A+ / A-
Os protestos no Cazaquistão já fizeram 164 mortos e quase oito mil detidos, na última semana. Os tumultos foram provocados pelo aumento do preço dos combustíveis. Entre as vítimas estão crianças.
As manifestações de rua levaram o presidente do país a pedir uma aliança militar regional, o que fez com que a Rússia enviasse tropas para aquele país. Calcula-se que no terreno estejam agora 2.500 soldados russos.

A maior parte dos mortos, 103 no total,segundo o ministro da Saúde, ocorreram na cidade de Almaty, ex-capital do país.

Este é a pior situação de violência que o país vive nos últimos 30 anos, desde a independência. As autoridades locais dizem agora ter a situação controlada.

Esta segunda-feira, o principal aeroporto do país, que tinha sido ocupado pelos manifestantes na última semana, deve reabrir. Também a internet voltou hoje a estar disponível depois de um bloqueio de cinco dias na maior cidade do país, Almaty,
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+