Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Passaporte de vacinação passa na Assembleia francesa

06 jan, 2022 - 09:29 • Lusa

O diploma irá agora para o Senado antes de regressar à Assembleia para adoção final. A partir daí, todas as pessoas com mais de 12 anos terão de apresentar o passe para aceder a recintos públicos.

A+ / A-

A Assembleia Nacional francesa adotou, nesta quinta-feira de manhã, o projeto de lei para introduzir o passaporte de vacinação em França, que veta o acesso a bares, restaurantes e locais públicos a quem não está vacinado contra a Covid-19.

O texto foi aprovado por 214 votos a favor, 93 contra e 27 abstenções, após três dias de árduos debates que conduziram em duas ocasiões à suspensão da sessão.

O projeto de lei irá agora para o Senado antes de regressar à Assembleia para adoção final, mas é pouco provável que seja promulgado até 15 de janeiro, quando o Governo já estava a planear utilizá-lo.

Com esta nova medida, todas as pessoas com mais de 12 anos de idade terão de provar que estão vacinadas para o acesso a atividades de lazer, restaurantes, feiras e transportes públicos, para os quais já não será possível apresentar um teste negativo, com exceção dos hospitais.

Na segunda-feira, durante o primeiro debate, os deputados da oposição aproveitaram a ausência da maioria para suspender a votação e impedi-la de entrar na noite.

No final da terça-feira, a publicação de declarações do Presidente Emmanuel francês, Emmanuel Macron, nas quais afirmava querer "irritar" aqueles que não estavam vacinados, o que despertou a raiva de muitos deputados, levando à suspensão da sessão.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro Jean Castex teve de intervir na abertura do debate para tentar acalmar as coisas.

Durante a última semana, o país bateu todos os recordes de contaminação por coronavírus. Na terça-feira, foram confirmados 332.252 novos casos, enquanto cerca de cinco milhões de pessoas ainda não foram vacinadas.

As hospitalizações estão também a aumentar: foram admitidos 20.688 pacientes, mais 502 num dia, dos quais 3.695 estão em UCI.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+