Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Testes de antigénio menos sensíveis à variante Ómicron

29 dez, 2021 - 00:03 • Redação

Dados preliminares da autoridade norte-americana do medicamento sugerem que, apesar da rapidez dos resultados, os testes de antigénio detetam a variante Ómicron, mas com uma "sensibilidade reduzida". FDA aconselha teste PCR para despistar falsos negativos.

A+ / A-

Veja também:


A autoridade norte-americana do medicamento (FDA) avisou esta terça-feira que os testes rápidos de antigénio poderão ter uma “sensibilidade reduzida” à variante Ómicron, embora consigam detetá-la.

Ou seja, a FDA admite que, apesar da vantagem em apresentar o resultado em poucos minutos, a probabilidade de um teste antigénio indicar um falso negativo é maior do que um teste PCR.

"Os dados preliminares sugerem que os testes de antigénio detetam a variante Ómicron, mas com uma sensibilidade reduzida", pode ler-se num comunicado da FDA.

No entanto, a agência considera que “a sensibilidade geral do teste não deve ser afetada”, já que a maioria dos testes de antigénio deteta vários alvos genéticos e exige testes em série para resultados mais precisos.

Aliás, a autoridade do medicamento dos EUA sublinha que, "se alguém tiver resultado negativo com um teste antigénio, mas houver suspeita de Covid-19, ao apresentar sintomas, deve complementar com um teste PCR".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+