Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA condenam dissolução de organização Memorial na Rússia

29 dez, 2021 - 10:34 • Lusa

A ONG era uma guardiã da memória das vítimas dos campos soviéticos de trabalho forçado. Supremo Tribunal alegou incumprimento de obrigações para decretar a dissolução.

A+ / A-
Apoiante da ONG mostra cartaz onde se lê "Nós somos Memorial", junto ao Supremo Tribunal de Moscovo. Foto: Yuri Kochetkov/EP
Apoiante da ONG mostra cartaz onde se lê "Nós somos Memorial", junto ao Supremo Tribunal de Moscovo. Foto: Yuri Kochetkov/EP
Polícia russa detém apoiante da ONG Memorial. Foto: Yuri Kochetkov/EPA
Polícia russa detém apoiante da ONG Memorial. Foto: Yuri Kochetkov/EPA

O secretário de Estado norte-americano condenou, na terça-feira, a dissolução da organização não governamental (ONG) Memorial na Rússia, "uma afronta" aos direitos humanos.

"A perseguição" a esta organização guardiã da memória das vítimas dos campos de trabalhos forçados soviéticos "é uma afronta às nobres missões e à causa dos direitos humanos em todo o mundo", declarou Antony Blinken, em comunicado.


O Supremo Tribunal da Rússia ordenou, na terça-feira, a dissolução da Memorial, ao concordar com o pedido do procurador do Ministério Público russo, que acusou a ONG de criar "uma falsa imagem da União Soviética como Estado terrorista".

O tribunal alegou o incumprimento de obrigações decorrentes do estatuto de "agente estrangeiro" atribuído à organização, em 2016.

Este estatuto designa indivíduos ou organizações que as autoridades russas consideram ser financiados a partir de países estrangeiros.

A Memorial tem investigado as purgas soviéticas há mais de 30 anos e está a documentar repressões recentes, incluindo as do regime do Presidente Vladimir Putin.

Fundada em dezembro de 1989 por dissidentes da ex-URSS, incluindo o Prémio Nobel da Paz Andrei Sakharov, a ONG engloba atualmente mais de 50 grupos mais pequenos na Rússia e no estrangeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+