Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Exploração espacial

China queixa-se de Elon Musk e dos EUA às Nações Unidas

28 dez, 2021 - 19:28 • Redação

Em causa está o facto de a Estação Espacial chinesa ter sido obrigada a realizar manobras de retirada dos seus tripulantes devido ao risco de colisão com satélites do projeto Starlink em julho e outubro deste ano.

A+ / A-

A China apresentou uma queixa nas Nações Unidas contra os Estados Unidos por entender que Washington não segue o que está estabelecido no Tratado do Espaço, de que os EUA são signatários.

Em causa, segundo Pequim, está o facto de, por duas vezes, a Estação Espacial chinesa ter sido obrigada a realizar manobras de retirada dos seus tripulantes devido ao risco de colisão com satélites da Starlink com que o milionário sul-africano Elon Musk pretende levar a internet de banda larga às zonas remotas.

O governo chinês alega que os incidentes, ocorridos a 1 de julho e 21 de outubro, "constituíram perigo para a vida e para a saúde dos astronautas a bordo da Estação Espacial China", que se tem mantido a uma altitude estável de 390 quilómetros.

Apesar da reclamação ter chegado ao quartel-general das Nações Unidas no início deste mês, estes episódios tiveram escassa expressão mediática até esta semana.

O jornal Global Times, um tabloide estatal chinês, examinou os incidentes e sugere que a SpaceX poderá ter feito uma tentativa de “testar a capacidade de resposta” da Estação Espacial chinesa em situações de perigo iminente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+