Tempo
|
A+ / A-

Países europeus insistem na "urgência" de negociações com Irão sobre acordo nuclear

17 dez, 2021 - 19:21 • Lusa

As delegações procuram salvar o acordo nuclear de 2015 com o Irão, depois de os Estados Unidos terem abandonado o pacto unilateralmente em 2018, acusando Teerão de não cumprir os seus compromissos, e restabelecido as sanções contra a República Islâmica.

A+ / A-

Os negociadores nucleares iranianos referiram esta sexta-feira um ligeiro progresso, no final de dois dias de discussões, mas os europeus insistem na "urgência" de novas rondas de negociações e temem que haja pouca margem de manobra.

"Foi feito algum progresso técnico nas últimas 24 horas (na reunião de Viena), mas há muito pouco espaço para estas negociações", disseram a uma só voz diplomatas da França, Alemanha e Reino Unido (E3), após as conversações com negociadores do Irão, China e Rússia.

O chefe da delegação iraniana, Ali Bagheri, lamentou que tivesse existido "uma dececionante interrupção" nas negociações, por motivo indeterminado, mas os diplomatas europeus dizem estar "disponíveis para continuar as conversas" e pedem que as reuniões sejam "retomadas rapidamente", preferencialmente já no início do próximo ano.

O coordenador da União Europeia nas negociações, Enrique Mora, disse esperar que as negociações sejam retomadas nas próximas semanas, depois de uma primeira ronda, interrompida em junho, e perante os avanços conseguidos nesta segunda ronda, que se iniciou no final de novembro.

As delegações procuram salvar o acordo nuclear de 2015 com o Irão, depois de os Estados Unidos terem abandonado o pacto unilateralmente em 2018, acusando Teerão de não cumprir os seus compromissos, e restabelecido as sanções contra a República Islâmica.

Os Estados Unidos participam nas negociações indiretamente.

"Finalmente, chegámos a um acordo sobre o ponto de partida das discussões", confirmou uma fonte da E3, que há alguns dias acusou o Governo iraniano de apresentar propostas muito "radicais", ao exigir que os Estados Unidos levantassem as sanções contra Teerão.

Ainda assim, os negociadores europeus denunciam a falta de cooperação das autoridades iranianas, em particular pelos obstáculos que têm sido colocados à Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) na sua tarefa de monitorizar o programa nuclear do Irão.

Com o pacto de 2015, Teerão aceitou limitações rígidas ao seu programa nuclear em troca do levantamento de sanções internacionais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+