Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Japão

Fogo mata 27 pessoas em clínica psiquiátrica. Polícia suspeita de crime

17 dez, 2021 - 16:00 • Lusa

Tragédia aconteceu em Osaka. Testemunhas viram um homem a coloca um saco de papel com um líquido perto de um aquecedor e a atear o fogo.

A+ / A-

Pelo menos 27 pessoas morreram esta sexta-feira na sequência de um incêndio que atingiu uma clínica psiquiátrica num prédio de oito andares na cidade de Osaka, Japão, avançou a polícia local, que suspeita de um possível ato criminoso.

O corpo de bombeiros da maior cidade do oeste do Japão disse que 28 pessoas ficaram feridas no incêndio, acrescentando que recebeu o alerta do fogo por volta das 10h20 locais (01h20 em Lisboa).

A polícia afirmou que, com base em informações fornecidas por testemunhas, um homem, na casa dos 50 ou 60 anos, terá colocado um saco de papel com um líquido perto de um aquecedor na área da receção da clínica, tendo depois dado um pontapé para derramar o líquido e ateado o fogo.

A polícia está a investigar se o homem descrito pelas testemunhas está entre as vítimas do incêndio.

Este pode ser um dos piores incêndios no Japão ao nível de vítimas, depois de, em 2019, 36 pessoas terem morrido num estúdio de animação de Kyoto (oeste) num fogo que também foi provocado de forma intencional.

Em 2001, um outro incêndio num prédio com vários andares, no bairro de Kabukicho, em Tóquio, matou 44 pessoas.

A polícia de Osaka avançou não ter ainda nenhuma prova de deficiência no sistema de proteção contra incêndios do edifício e adiantou que foi realizada uma inspeção de segurança em março de 2019.

O edifício não tinha extintores de incêndio, mas, segundo a polícia, a sua instalação não era obrigatória, tendo em conta o número de andares e o tamanho do prédio.

O incêndio de hoje é o mais recente de uma série de incidentes violentos registados este ano no Japão, um país que tem uma das taxas de homicídio 'per capita' mais baixas do mundo.

Em 8 de novembro, um homem de 69 anos causou um incêndio no vagão de um comboio de alta velocidade, que circulava no sul do país, incidente do qual não resultaram feridos.

Dias antes, em 31 de outubro, na noite de 'Halloween' e das eleições gerais no Japão, um homem de 24 anos, vestido como a personagem 'Joker', espalhou o pânico ao atear fogo dentro de um comboio de Tóquio e atacar várias pessoas com uma faca, causando 17 feridos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+