Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Biden denuncia ataques "implacáveis" contra acesso ao voto das minorias

17 dez, 2021 - 19:16 • Lusa

Biden tem sido muito crítico sobre as alterações feitas em alguns estados mais conservadores, acusando-as de dificultarem o voto das minorias.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu esta sexta-feira repelir os ataques republicanos aos direitos de voto das minorias, num discurso perante estudantes de uma universidade historicamente ligada à comunidade afro-americana.

"Nunca vi nada parecido com os ataques implacáveis ao direito de voto", disse Biden, numa intervenção durante a cerimónia de graduação na Universidade da Carolina do Sul, em Orangeburg.

Biden foi convidado por Jim Clyburn, membro da Câmara dos Representantes pela Carolina do Sul e um dos políticos negros mais influentes dos Estados Unidos, cujo apoio ao Presidente, antes da eleição de 2020, foi decisivo.

A universidade onde Joe Biden fez o seu discurso faz parte de um grupo de instituições - "faculdades e universidades historicamente negras" - que foram criadas após a Guerra Civil nos EUA (1861-1865) para receber estudantes negros que haviam sido banidos dos estabelecimentos de ensino superior que praticavam a segregação.

Biden tem sido muito crítico sobre as alterações feitas em alguns estados mais conservadores, acusando-as de dificultarem o voto das minorias.

No discurso desta sexta-feira, Biden criticou "esta nova e perigosa combinação de restrição do voto e subversão das eleições".

A alusão refere-se ao facto de o ex-Presidente Donald Trump - que tem uma voz influente dentro do campo republicano -- continuar a dizer que foi o verdadeiro vencedor das últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos.

"Continuamos a enfrentar as forças mais sombrias desta nação, o ódio e o racismo", disse Joe Biden, garantindo que "a batalha ainda não terminou", numa alusão aos dois diplomas que protegem o acesso ao voto na esfera federal, que estão bloqueados no Congresso.

Biden aproveitou para recordar uma outra promessa de campanha feita aos eleitores afro-americanos, que alguns ativistas o acusam de ter perdido de vista: a reforma do sistema policial, que tem sido sucessivamente adiada.

"Compartilho a frustração", disse Joe Biden, prometendo que, nesta matéria, "a batalha também não acabou".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+