Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Marrocos repatria cidadãos de três países incluindo Portugal

16 dez, 2021 - 03:46 • Lusa

A partir de dia 23 de dezembro vão ficar suspensas as viagens internacionais para este país.

A+ / A-

Veja também:


Os voos de repatriamento de cidadãos marroquinos desde Portugal, Turquia e Emirados Árabes Unidos, iniciados esta quarta-feira, na sequência do encerramento de fronteiras, devido à "propagação fulgurante" da variante da Covid-19 Ómicron, vão decorrer até 23 de dezembro.

Em comunicado, a comissão interministerial encarregada de coordenar as medidas de viagens internacionais para prevenir a difusão do novo coronavírus revelou que a partir daquela data os voos destes países para Marrocos voltam a ser proibidos.

Marrocos encerrou as suas fronteiras em 29 de novembro para impedir a disseminação da nova variante da Covid-19 Ómicron, cujo primeiro caso foi hoje detetado naquele país.

Na segunda-feira, o país do Magrebe tinha anunciado viagens de repatriamento dos seus cidadãos, a partir de 15 de dezembro, desde Portugal, Turquia e Emirados Árabes Unidos, após o encerramento de fronteiras por causa da pandemia.

"As autoridades marroquinas recomendam vivamente aos residentes marroquinos afetados e que pretendam regressar ao país, que tomem as providências necessárias para regressar antes dessa data", salienta o comunicado.

Estes voos especiais são destinados aos cidadãos marroquinos ou residentes do país do Magrebe que viajaram recentemente para o estrangeiro antes do encerramento da fronteira.

Antes do embarque, o viajante terá de apresentar um teste PCR negativo à Covid-19 realizado até 48 horas antes e cumprir uma quarentena de sete dias à chegada num hotel escolhido pelas autoridades e com as despesas suportadas pelo Estado.

A decisão de limitar o período para os voos de repatriamento surgiu no mesmo dia em que Marrocos detetou o primeiro caso da nova variante Ómicron, uma mulher residente em Casablanca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+