Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Reino Unido tem 10 internados com Ómicron, mas teme “tsunami” de infeções

13 dez, 2021 - 09:00 • Filipe d'Avillez

O ministro da Saúde diz que as autoridades concluíram que três doses da vacina oferecem a proteção necessária para evitar doença grave.

A+ / A-

Veja também:


O Reino Unido tem atualmente dez internados com a variante Ómicron da Covid-19, mas as autoridades temem que o país possa estar diante de um “tsunami” de novas infeções.

Em entrevista à BBC, esta segunda-feira de manhã, o ministro da Saúde explicou o plano do Governo para lidar com esta ameaça.

Sajid Javid revela que ainda não se registaram mortes por causa da nova variante no Reino Unido, mas que sendo mais transmissível há que esperar o pior. “Primeiro vemos uma vaga de infeções, depois algumas dessas pessoas acabam por ficar gravemente doentes e, infelizmente, podem vir a morrer”, diz o governante, acrescentando que neste momento as autoridades estão a ver “crescimento fenomenal, um número enorme de infeções”.

Questionado sobre se o Governo não se está a antecipar, tendo em conta que aparentemente a Ómicron apresenta sintomas aparentemente mais leves, o ministro diz que mais vale agir já do que esperar pelo aumento de casos de internamentos.

Perante a ameaça colocada pela variante Ómicron Sajid Javid diz que o melhor é o reforço da vacina Covid, sendo que o Governo planeia vacinar todos os adultos até ao final do mês de dezembro.

“Espero que seja um objetivo alcançável”, disse, à BBC, “vamos com tudo”.

“A primeira coisa que aprendemos sobre esta nova variante é que se espalha a uma velocidade fenomenal. O número de infeções duplica a cada dois ou três dias, vamos ver um tsunami de infeções.”

“A segunda coisa que aprendemos na última semana é que duas doses da vacina não chegam, mas três doses sim”. Javid descreve mesmo o esforço para vacinar como “uma nova missão nacional”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+