Tempo
|
A+ / A-

Vulcão nas Canárias cessa emissão de cinzas depois de mais um dia em atividade

12 dez, 2021 - 16:51 • Lusa

O vulcão Cumbre Vieja assinala este domingo 85 dias de atividade, tornando-se na maior atividade vulcânica registada em La Palma e numa das mais longas em Espanha.

A+ / A-

O vulcão de La Palma, em Espanha, cessou a emissão de cinzas que tinha reiniciado, durante este domingo, assim como a atividade vulcânica na encosta leste, informou a porta-voz do Plano de Emergência para o Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca).

A porta-voz científica da Pevolca, María José Blanco, informou que também parou o ruído do vulcão que, após 36 horas com uma atividade "bastante silenciosa" e sem muita emissão de lava, voltou a ter atividade vulcânica cerca das 13:00, acompanhada da emissão de cinzas, um som contínuo e a expulsão de bombas vulcânicas.

Também se registou uma pequena escorrência de lava ao norte da corrente pré-existente.

O diretor técnico da Pevolca, Miguel Ángel Morcuende, afirmou que se observou um transbordo "importante" de lava que, em princípio, corre por cima das correntes anteriores de lava, o que está a ser monitorizado pela Unidade de Emergência Militar (UME) a fim de obter mais dados.

"É importante saber se parou ou continua o impulso energético", disse Morcuende, que indicou, contudo, que a atividade é baixa e a emissão de gases cessou, como se pode ver desde Tajuya.

O vulcão Cumbre Vieja assinala este domingo 85 dias de atividade, tornando-se na maior atividade vulcânica registada em La Palma e numa das mais longas em Espanha, ainda que longe dos dados registados pelo Timanfaya, em Lanzarote, que no século XVIII esteve ativo durante seis anos.

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção em 19 de setembro, mantendo-se em atividade há quase três meses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+