Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido eleva nível de alerta por causa da variante Ómicron

12 dez, 2021 - 19:23 • Lusa

O primeiro-ministro, Boris Johnson, vai ainda este domingo discursar à nação sob a forma de uma declaração gravada, revelou Downing Street.

A+ / A-

As autoridades de saúde do Reino Unido anunciaram este domingo que elevaram o nível de alerta da Covid-19, devido a um "aumento rápido" de contágios da variante Ómicron.

O nível de alerta passou de três a quatro, o segundo mais elevado apontando para uma transmissão maior, e a pressão sobre os serviços hospitalares é significativa e está a aumentar.

"Os primeiros dados demonstram que a Ómicron está a propagar-se muito mais rápido do que a Delta e que a proteção da vacina contra os doentes com sintomas da variante Ómicron é reduzida", justificaram.

Embora a gravidade da Ómicron ainda não seja conhecida, podendo ser conhecida "de forma mais clara nas próximas semanas", as autoridades notam que "já existem" hospitalizações devido a esta variante e que é "provável" que o seu número "aumente rapidamente".

O primeiro-ministro, Boris Johnson, vai ainda este domingo discursar à nação sob a forma de uma declaração gravada, revelou Downing Street.

O governante deverá fazer um balanço dos esforços do Governo para combater a disseminação da Ómicron, depois de hoje terem sido anunciadas medidas extraordinárias, como a extensão da terceira dose da vacina contra a Covid-19 a maiores de 30 anos, a partir de segunda-feira.

O Ministério da Saúde inglês anunciou hoje que os casos de contacto com vacinação completa com pessoas que tiveram resultado positivo à Covid-19 vão passar a fazer testes antigénios diários, durante sete dias, ao passo que haverá isolamento profilático durante dez dias para os que não estão vacinados.

O ministro Sajid Javid apelou à população para se vacinar ou, nos casos de vacinação completa, tomar a dose de reforço.

Estas medidas juntam-se às já anunciadas pelo primeiro-ministro: o uso de máscara em espaços fechados, a apresentação de certificados digitais de vacinação à entrada de espaços de animação noturna e o teletrabalho quando for possível.

As medidas vão ser votadas pelo Parlamento na terça-feira.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+