Tempo
|
A+ / A-

Emirados Árabes Unidos mudam fim de semana e reduzem semana de trabalho

07 dez, 2021 - 11:56 • Lusa

Na maioria dos países árabes, o fim de semana decorre entre sexta-feira e sábado, mas os Emirados decidiram aproximar-se do Ocidente. Tornam-se ainda no primeiro país a reduzir a semana de trabalho.

A+ / A-

Os Emirados Árabes Unidos decidiram mudar o seu fim de semana de sexta-feira e sábado para sábado e domingo e instituir uma semana de trabalho de quatro dias e meio, informou esta terça-feira a agência de notícias oficial WAM.

Além do sábado e do domingo, os habitantes dos Emirados terão mais meio-dia de descanso na tarde da sexta-feira, dia da grande oração semanal nos países muçulmanos.

"Os Emirados Árabes Unidos são a primeira nação do mundo a introduzir uma semana de trabalho nacional mais curta do que a semana global de cinco dias", segundo a WAM.

Na maioria dos países árabes, o fim de semana decorre entre sexta-feira e sábado.

A federação que reúne os sete Emirados vai tornar-se o único país do Golfo com um fim de semana de sábado e domingo, decisão que lhe permite alinhar com a maioria dos países fora do mundo árabe.

Os funcionários também poderão optar por trabalhar a partir de casa na sexta-feira, segundo a agência de notícia dos Emirados.

"Este fim de semana prolongado faz parte dos esforços do Governo dos Emirados Árabes Unidos para melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (...) e também para aumentar o desempenho da competitividade económica do país", de acordo com a WAM.

A "semana nacional de trabalho" passa a ser obrigatória para o setor público a partir de janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+