Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Dinamarca encerra escolas, regressa ao teletrabalho e limita vida noturna

08 dez, 2021 - 21:47 • Lusa

Férias escolares do Natal deveriam começar no dia 17 e terminar a 3 de janeiro, mas as escolas vão encerrar a partir do dia 15 até 5 de janeiro. A partir de sexta-feira, o uso de máscara passa a ser obrigatório em bares e restaurantes, que estão obrigados a encerrar à meia-noite.

A+ / A-

Veja também:


A Dinamarca anunciou esta quarta-feira o encerramento de escolas, limitações da vida noturna e teletrabalho generalizado como medidas para controlar a nova vaga de contágios da Covid-19.

"Sabemos como a presença na escola é importante para o bem-estar das crianças e dos jovens, por isso estamos a acrescentar uns dias às férias de Natal, mas o plano não é voltar a ter um longo encerramento", afirmou a primeira-ministra, Mette Frederiksen, numa conferência de imprensa, garantindo querer "manter a sociedade aberta o máximo de tempo possível".

Segundo o diretor da autoridade dinamarquesa de controlo das doenças infecciosas, Henrik Ullum, a situação é "extremamente séria".

As autoridades registaram 6.629 novos contágios nas últimas 24 horas, ultrapassando os mais de 2.000 casos de dezembro de 2020.

Na última semana, o número de infeções registou o máximo histórico de 35.814 casos, um aumento de 19% face à semana anterior.

As férias escolares do Natal deveriam começar no dia 17 e terminar a 3 de janeiro, mas as escolas vão encerrar a partir do dia 15 até 5 de janeiro.

A partir de sexta-feira, bares e restaurantes, onde o uso da máscara volta a ser de novo obrigatório, vão encerrar à meia-noite e fica interdita a venda de álcool depois dessa hora.

Depois de viver dois meses sem restrições, o país reintroduziu o passe sanitário e o uso obrigatório da máscara.

Dinamarca regista 577 casos confirmados da variante Ómicron, o primeiro dos quais detetado a 22 de novembro.

Para Ullum, a variante é "perigosa pelas suas inúmeras mutações e por se ter expandido rapidamente pelo mundo".

"Supomos que a Ómicron provoque sintomas semelhantes às variantes anteriores do vírus", acrescentou.

Com 5,8 milhões de habitantes, a Dinamarca é um dos países que melhor se apetrechou na identificação rápida de novos casos, o que também explica o número de contágios.

Oitenta por cento da população com mais de cinco anos está vacinada e mais de um milhão de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+