Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Tratamento com plasma de recuperados é desaconselhado pela OMS

07 dez, 2021 - 09:40 • Lusa

Organização Mundial da Saúde não recomenda terapêutica, mas diz que ensaios clínicos podem continuar.

A+ / A-

A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou-se contra o tratamento com plasma de doentes recuperados para tratar casos de Covid-19, alegando que as investigações mostram que não aumenta a probabilidade de sobreviver ou reduzir a necessidade de ventilação.

O plasma convalescente é um tratamento experimental que envolve a transfusão de plasma sanguíneo de uma pessoa que recuperou da Covid-19 para pacientes que lutam contra a doença.

A recomendação foi formulada por um grupo internacional de especialistas da OMS encarregados de emitir diretrizes para os sistemas de saúde dos países e as conclusões apareceram no jornal BMJ sobre saúde global, que publica estudos revistos por pares e é de acesso livre.

O grupo avaliou as evidências científicas resultantes de 16 estudos nos quais participaram 16.236 pacientes com Covid-19, apresentando sintomas leves, graves e críticos.

A conclusão foi que o plasma convalescente não só não aumenta a probabilidade de recuperação como não evita a necessidade de ventilação mecânica, sendo um tratamento muito caro e difícil de administrar.

Apontou vários problemas práticos, como a necessidade de identificar e testar doadores, bem como as dificuldades de colheita, armazenamento e uso do plasma, que representam limitações adicionais para que seja um tratamento viável.

O único caso em que a OMS deixa em aberto a possibilidade do seu uso é em ensaios clínicos aleatórios.

Estas orientações da OMS somam-se às anteriores, como o uso combinado dos fármacos com anticorpos monoclonais casirivimabe e imdevimabe e de corticosteroides para pacientes com covid-19 em estado grave.

Por outro lado, o uso de ivermectina e hidroxicloroquina foi rejeitado, independentemente da gravidade do caso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+