Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Prémio Norte-Sul distingue Covax e ex-autarca afegã

06 dez, 2021 - 16:09 • Lusa

Galardão do Conselho da Europa distingue "luta pela vida perante a pandemia de Covid-19 e a luta pela igualdade de género”.

A+ / A-

O Prémio Norte-Sul, do Conselho da Europa, foi atribuído à ex-autarca afegã Zarifa Ghafari e ao mecanismo Covax, de distribuição de vacinas para a Covid-19 pelos países pobres, foi esta segunda-feira anunciado.

Zarifa Ghafari, antiga autarca na província afegã de Wardak, foi galardoado pela sua “coragem e forte empenho na defesa dos direitos das mulheres”, tanto no Afeganistão como a nível internacional.

O Prémio Norte-Sul deste ano distingue também a Covax pelo reconhecimento do esforço de tornar as vacinas da Covid19 acessíveis a nível mundial.

“Com a atribuição destes dois prémios, o júri pretendeu expressar o seu reconhecimento a duas causas que merecem a nossa solidariedade, especialmente no momento presente: a luta pela vida perante a pandemia de Covid-19 e a luta pela igualdade de género”, destaca o Conselho da Europa.

Zarifa Ghafari, que atualmente vive na Alemanha, foi a mais jovem autarca do Afeganistão. Tem o corpo marcado pelos efeitos de uma explosão – uma das três tentativas frustradas de a assassinar – e recusa a ideia de se calar

Em entrevista à Renascença, em setembro deste ano, revelou que o momento em que deixou o Afeganistão "foi mais difícil" do que a morte do seu pai.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+