Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Myanmar. Aung San Suu Kyi condenada a quatro anos de prisão

06 dez, 2021 - 09:30 • Olímpia Mairos com agências

Além da líder deposta, também o antigo presidente Win Myint foi condenado. Para já, os dois ex-governantes não darão entrada na prisão uma vez que são alvo de outras acusações. Amnistia Internacional já criticou a sentença.

A+ / A-

A líder deposta de Myanmar (antiga Birmânia), Aung San Suu Kyi, foi condenada esta segunda-feira por um tribunal especial a quatro anos de prisão por acusações de incitação à agitação popular e violação das regras sanitárias da Covid-19, disse um porta-voz da junta militar que governa o país.

De acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP), Aung San Suu Kyi, de 76 anos, "foi condenada a dois anos de prisão ao abrigo da secção 505(b) e a dois anos de prisão ao abrigo da Lei sobre Desastres Naturais".

Também o antigo Presidente Win Myint foi condenado à mesma pena. Embora tendo sido condenados, os dois ex-governantes não darão entrada de imediato na prisão uma vez que “ainda têm de responder a outras acusações, a partir dos locais onde se encontram atualmente”.

Os advogados de Suu Kyi foram proibidos de falar à imprensa e os jornalistas não podem assistir aos julgamentos do tribunal especial.

A sentença já foi criticada pela Amnistia Internacional que considera tratar-se de “acusações falsas”.

“As pesadas penas infligidas a Aung San Suu Kyi, com base em acusações falsas, são o mais recente exemplo da determinação dos militares em eliminar toda a oposição e sufocar as liberdades”, denuncia a organização humanitária.

O diretor-adjunto regional da organização, Ming Yu Hah, diz mesmo que a “decisão absurda e corrupta do tribunal faz parte de um padrão devastador de sanções arbitrárias”.

A sentença é a primeira de uma série de processos que San Suu Kyi, Prémio Nobel da Paz de 1991, enfrenta depois que os militares retomaram o poder, em 1 de fevereiro, através de um golpe militar.

Aung San Suu Kyi tem sido alvo de várias acusações, incluindo incitamento à corrupção, sedição e fraude eleitoral, arriscando dezenas de anos de prisão se vier a ser condenada pelos crimes de que é acusada.

Segundo a organização não-governamental Associação de Assistência aos Presos Políticos, desde o golpe de Estado que depôs Aung San Suu Kyi, o exército reprimiu violentamente as manifestações contra o regime, em ações que levaram à detenção de cerca de dez mil pessoas e à morte de pelo menos 1.300 civis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+