Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Incidência na Alemanha baixa ligeiramente

05 dez, 2021 - 09:41 • Lusa

"O inverno de 2021 será mais dramático do que o inverno de 2020. Não podemos tomar o coronavírus levianamente", alerta o ministro dos Transportes.

A+ / A-

A incidência acumulada a sete dias caiu ligeiramente na Alemanha, embora os especialistas alertem que a queda pode ser devido ao efeito do fim de semana. O Governo aconselha que se evitem viagens no Natal.

Nas últimas 24 horas, foram registadas 42.055 novas infeções, 2.346 a menos que no domingo anterior, situando-se em 439,2 novas infeções por 100.000 habitantes, segundo o Instituto Robert Koch de Virologia (RKI).

No sábado, o número era de 442,7 e há exatamente uma semana 446,7 novas infeções por 100 mil habitantes.

De acordo com o RKI, que atualizou os dados no início da manhã, algumas regiões podem não estar a fornecer dados em tempo real, devido a atrasos face ao elevado número de testes positivos.

O ministro dos Transportes designado, Volker Wissing, que deve assumir o cargo na próxima semana, aconselhou os alemães a ficarem em casa no Natal e evitarem viagens.

"O inverno de 2021 será mais dramático do que o inverno de 2020. Não podemos tomar o coronavírus levianamente", disse o liberal ao jornal "Bild" neste domingo.

“Na situação atual, faz mais sentido passar o Natal em casa com poucos parentes e não planear viagens pelo país”, acrescentou.

A estabilização da incidência pode ser “um primeiro indício de um ligeiro enfraquecimento da dinâmica das transmissões devido às medidas reforçadas de redução dos contactos”, indicou o RKI no seu relatório semanal quinta-feira passada.

No entanto, “também pode ser devido às capacidades cada vez mais saturadas dos serviços e laboratórios de saúde pública a nível regional”.

Devido às restrições atuais, as famílias com uma pessoa não vacinada, excluindo menores de 14 anos de idade, não poderão encontrar-se com mais de duas pessoas adicionais pertencentes a outro núcleo familiar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+