Tempo
|
A+ / A-

EUA acusam Irão de não ser construtivo nas novas negociações de acordo nuclear

03 dez, 2021 - 22:19 • Lusa

A AIEA anunciou que o Irão intensificou o seu programa nuclear ao produzir mais urânio enriquecido com equipamentos mais modernos em instalações subterrâneas, em violação aos termos do acordo nuclear.

A+ / A-

Os Estados Unidos acusaram esta sexta-feira o Irão de não se comportar de forma construtiva na sétima ronda de negociações para o retomar do acordo nuclear de 2015, instando os iranianos a demonstrar "maior compromisso" nas conversações.

"Infelizmente, esta semana, o foco do Irão não foi tentar resolver as questões restantes para salvar o acordo nuclear", disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, na conferência de imprensa diária.

A porta-voz da Casa Branca afirmou que o novo Governo iraniano, do ultraconservador Ebrahim Raisí, "não chegou a Viena com propostas construtivas".

"O Irão iniciou a nova ronda de negociações com novas provocações nucleares, conforme confirmado quarta-feira pela Agência Europeia de Energia Atómica (AIEA). E ainda não chegaram a um acordo com a AIEA para restaurar a cooperação, que optaram por degradar nos últimos meses", sublinhou Psaki.

Esta quarta-feira, a AIEA anunciou que o Irão intensificou o seu programa nuclear ao produzir mais urânio enriquecido com equipamentos mais modernos em instalações subterrâneas, em violação aos termos do acordo nuclear.

Psaki acrescentou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está "comprometido" com a reintegração norte-americana no acordo nuclear, de que Washington se retirou em 2018, e cumprir as suas exigências "desde que o Irão faça o mesmo".

"Se o Irão demonstrar um compromisso igual ao dos Estados Unidos, haverá uma solução à vista, mas esta semana não vimos que tenham demonstrado isso", enfatizou a porta-voz de Biden.

A reação dos Estados Unidos, que participaram indiretamente na sétima ronda de negociações que decorreu esta semana em Viena, vai no mesmo sentido que a expressa anteriormente por fontes diplomáticas dos três países europeus que fazem parte do diálogo: Alemanha, França e o Reino Unido.

As discussões serão retomadas em meados da próxima semana, mas "não está clara a forma como este distanciamento possa ser resolvido num calendário realista e na base do projeto iraniano", sustentaram fontes diplomáticas ocidentais, sob condição de anonimato.

Apesar dos comentários críticos, os diplomatas europeus continuam a manifestar o seu "pleno empenho na busca de uma solução diplomática". "O tempo urge", insistiram.

O designado JCPOA (Plano de Ação Conjunto Global), concluído em 2015 entre o Irão e seis potências (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha), e na presença da União Europeia, está moribundo desde 2018 após a administração do então Presidente dos EUA Donald Trump ter decidido a sua retirada unilateral do acordo e impor a Teerão um verdadeiro bloqueio económico através de pesadas sanções.

Pelo contrário, o acordo de 2015 oferecia a Teerão um levantamento de parte das sanções em troca de uma redução drástica do seu programa nuclear, colocado sob o controlo da ONU.

Em resposta à decisão de Trump, o Irão optou por renunciar aos seus compromissos, e agora exige o fim das sanções como primeira medida para o regresso aos compromissos de 2015.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+