Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Von der Leyen admite discussão sobre vacinação obrigatória na UE

01 dez, 2021 - 12:57 • Lusa

Há pelo menos 150 milhões de pessoas que não estão vacinadas no espaço da União Europeia.

A+ / A-

Veja também:


A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, admitiu esta quarta-feira um debate na União Europeia sobre vacinação obrigatória anticovid-19, quando 150 milhões de pessoas não estão vacinadas e já mais de cinco milhões morreram devido à doença.

"Primeiro que tudo, esta é uma competência dos Estados-membros, portanto, não me cabe a mim dar qualquer tipo de recomendação, mas se me perguntam qual é a minha posição pessoal, eu há dois ou três anos nunca teria pensado em testemunhar o que vemos neste momento em que temos esta horrível pandemia", afirmou a líder do executivo comunitário.

Falando em conferência de imprensa, em Bruxelas, no dia em que a instituição apresentou uma comunicação para coordenação na UE face à altamente mutante Ómicron, a responsável retratou: "Temos as vacinas, as vacinas que salvam vidas, mas não estão a ser usadas adequadamente".

Aludindo aos dados mais atuais, Ursula von der Leyen referiu que 77% dos adultos na UE e 66% da população total do espaço comunitário tem a vacinação completa, o que significa que "um terço da população europeia não está vacinada, o equivalente a 150 milhões de pessoas".

"Isto é muito e nem todos podem ser vacinados – como crianças muito pequenas, por exemplo, ou pessoas com condições médicas especiais –, mas a grande maioria poderia e, portanto, penso que é compreensível e apropriado liderar esta discussão agora, de como podemos encorajar e pensar potencialmente na vacinação obrigatória dentro da UE", assinalou a presidente da Comissão Europeia.

"Isto precisa de uma abordagem comum, mas é uma discussão que eu penso que tem de ser conduzida", insistiu Ursula von der Leyen, aludindo ao "enorme custo para a saúde" da Covid-19.

Ainda falando à imprensa, a responsável indicou que a UE já passou a barreira dos 250 milhões de casos de infeção e das cinco milhões de mortes devido à doença, causada pelo SARS-CoV-2.

Ursula von der Leyen falou num "cenário já bastante difícil" dificultado pela variante Ómicron, adiantando que esta é uma "guerra contra o tempo".

A presidente da Comissão Europeia garantiu, todavia, que a União Europeia (UE) terá, até à primavera de 2022, um total de 360 milhões de vacinas anticovid-19 da tecnologia do ARN mensageiro, o suficiente para doses de reforço para todos.

"Da BioNTech/Pfizer e da Moderna teremos 360 milhões de doses de vacinas de ARN mensageiro que serão entregues até ao final do primeiro trimestre de 2022, o que é suficiente para que todos os europeus totalmente vacinados recebam uma dose de reforço", declarou Ursula von der Leyen.

Falando em conferência de imprensa, em Bruxelas, a responsável vincou que esta "é uma boa notícia".

"Portanto, tomem-na", apelou a líder do executivo comunitário.

A Comissão Europeia pediu esta quarta-feira aos Estados-membros da UE para avançarem com "restrições específicas" e às viagens de zonas arriscadas para conter a variante Ómicron, solicitando ainda campanhas para os não vacinados e doses de reforço.

Numa comunicação publicada esta quarta-feira, a Comissão Europeia exorta os Estados-membros a "intensificar a vacinação, à rápida administração de reforços, à vigilância e à reação rápida face à variante Ómicron".

"O aumento em casos de doença grave, especialmente entre os não vacinados, resultou numa enorme pressão sobre os hospitais e sobre o pessoal de saúde já sobrecarregado", retrata o executivo comunitário.

Por isso, a instituição pede que os Estados-membros da UE – sobre os quais recai as competência na área da saúde – tenham uma ação coordenada, que passa por "levar a cabo campanhas renovadas para atingir as pessoas não vacinadas em todos os grupos etários elegíveis, com estratégias nacionais específicas para lidar com a hesitação de vacinas".

Os países devem, também, "aplicar rapidamente doses de reforço para manter níveis fortes de proteção contra o vírus, incluindo a variante Ómicron, a começar pelos grupos mais vulneráveis", bem como "pôr em prática precauções e restrições específicas e proporcionadas para limitar a propagação do vírus", argumenta Bruxelas.

"Deve ser assegurada uma coordenação total da UE. O aparecimento da variante Ómicron significa que deve ser dada particular atenção à aplicação e comunicação de medidas específicas sobre contactos durante o período de fim de ano", avisa a Comissão Europeia, numa alusão à época natalícia.

Dados divulgados na terça-feira revelam que já existem 44 casos da variante Ómicron na UE, todos com historial de viagem para países da África Austral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+