Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vulcão de La Palma abre novo foco emissor e intensifica-se atividade sísmica

28 nov, 2021 - 11:17 • Lusa

A sismicidade reativou-se nas últimas horas, com meia centena de terremotos desde a meia-noite, maioritariamente nas profundidades intermédias, sendo três sentidos pela população.

A+ / A-

Um novo foco emissor abriu-se na madrugada deste domingo no lado noroeste do cone do vulcão Cumbre Vieja, com emissão de fluxos e fragmentos, quando a sismicidade associada ao processo eruptivo se intensificou nas últimas horas.

Itahiza Domínguez, sismólogo do Instituto Geográfico Nacional (IGN), informou sobre o novo centro emissor nas redes sociais e acrescentou que há que estar atento às consequências e ao alcance deste episódio.

O que é certo é que a sismicidade se reativou nas últimas horas, com meia centena de terremotos localizados desde a meia-noite, maioritariamente nas profundidades intermédias, e três deles foram sentidos pela população.

Segundo dados do IGN, três desses sismos tiveram uma magnitude de 3,5, um deles com epicentro localizado em Fuencaliente, a 11 quilómetros da superfície terrestre.

Foi sentido pela população com uma intensidade máxima de III numa escala de I a XII.

No total, 14 terremotos dos contabilizados desde a meia-noite tiveram uma magnitude de três ou superior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    28 nov, 2021 Porto 12:02
    "perder força" é um termo que os humanos não deveriam empregar, antevia-se o resultado, uma espécie de consentimento à indignação.

Destaques V+