Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova variante de África espalha-se por toda a Europa

27 nov, 2021 - 18:34 • Redação

Itália, Reino Unido, República Checa, Bélgica e Alemanha já confirmaram casos. Em Itália, o suspeito veio de Moçambique.

A+ / A-

A nova variante africana da Covid-19, Omicron, está a espalhar-se um pouco por todo o continente europeu. Vários paises já confirmaram casos como a Itália, o Reino Unido, a República Checa, a Bélgica e a Alemanha.

No Reino Unido, já foram detetados dois casos, anunciou o ministro da Saúde, Sajid Javid. O mesmo responsável disse que as autoridades de saúde estão a testar várias pessoas em Brentwood, Essex e Nottingham.

Javid afirmou que os dois indivíduos agora estão isolados junto das famílias, enquanto mais testes são realizados. Os dois casos estão "ligados", acrescentou o secretário de saúde, à África do Sul.

Além disso, mais quatro países estão sendo adicionados à 'lista vermelha' de viagens a partir das 4h00 de domingo: Angola, Moçambique, Malawi e Zâmbia.

Em Itália, uma sequência atribuível à variante Omicron foi identificada numa paciente que reside na Campânia.

O genoma foi sequenciado no Laboratório de Microbiologia Clínica, Virologia e Diagnóstico de Bioemergência do Hospital Sacco de Milão a partir de uma amostra positiva, proveniente de Moçambique.

O paciente e os cinco familiares com que contatou estão estáveis e os laboratórios da Campânia, alertados, já estão a trabalhar para obter os resultados.

Em Itália, as autoridades anunciam que vão reforçar o rastreio, mas que levará algumas semanas para perceber o nível de transmissibilidade e agressividade da nova variante.

A variante Omicron provavelmente já chegou à Alemanha, afirmaram as autoridades do estado de Hesse no sábado, depois de as mutações serem encontradas num passageiro que chegou da África do Sul.

"Ontem à noite, várias mutações típicas do Omicron foram encontradas num viajante que voltava da África do Sul", escreveu no Twitter, Kai Klose, ministro de assuntos sociais em Hesse, onde se localiza o aeroporto de Frankfurt, o maior hub da Alemanha e um dos aeroportos mais movimentados da Europa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    27 nov, 2021 PORTUGAL 20:07
    " Omicron, instalado na África do Sul ". Qualquer dia temos aí o FUGITIVO. Cuidem bem DELE.

Destaques V+