Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

União Europeia suspende voos da África Austral, incluindo de Moçambique

26 nov, 2021 - 18:06 • Filipe d'Avillez com Lusa

A deteção de uma nova estirpe da Covid-19, oriunda desta região, está a causar preocupação entre os especialistas.

A+ / A-

A presidência eslovena do Conselho da União Europeia anunciou esta tarde que os 27 membros da União chegaram a um acordo para suspender os voos da África Austral, por causa da descoberta de uma nova variante da Covid-19 oriunda dessa região.

Entre os países em causa inclui-se Moçambique. Os outros são o Botsuana, Lesoto, Namíbia, África do Sul, Zimbabué e Eswatini, anteriormente conhecida como Suazilândia.

Numa mensagem publicada no Twitter, a presidência eslovena diz que “o mecanismo Integrado de Resposta a Crises Políticas reuniu e chegou a acordo sobre a necessidade de ativar o travão de emergência, impondo restrições temporárias a todas as viagens para a União Europeia vindas da África Austral”.

O tweet termina com a recomendação de que todos os estados membro testem e imponham quarentena a passageiros vindouros.

Por seu lado, o porta-voz da Comissão Europeia, Eric Mamer, indicou através do Twitter que "os Estados-membros concordaram em introduzir rapidamente restrições a todas as viagens à UE de sete países da região da África Austral".

"Testes, quarentena e rastreio de contactos para os passageiros que entram na UE são importantes", adiantou Eric Mamer.

Fonte europeia ligada ao processo confirmou à agência Lusa estar em causa "uma suspensão urgente de todas as viagens áereas para a UE" destes sete países.

A decisão segue-se à recomendação, feita ainda esta sexta-feira pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para que os países europeus suspendessem os voos, bem como a à decisão de outros estados, incluindo Israel, de fechar as suas fronteiras a voos destes países.

[Notícia atualizada às 18h12]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+