Tempo
|
A+ / A-

Migrantes

Pelo menos 31 mortos em naufrágio no Canal da Mancha

24 nov, 2021 - 19:01 • Lusa

Forças britânicas e francesas estão a conduzir buscas na área, por mar e por ar e pode ainda haver mais vítimas.

A+ / A-

Pelo menos 31 migrantes morreram esta quinta-feira a tentar atravessar o Canal da Mancha, que liga França ao Reino Unido, na sequência do naufrágio de uma embarcação ao largo de Calais, avançou a polícia francesa num balanço provisório.

Os primeiros balanços avançados pela polícia francesa e pelo Ministério do Interior francês davam conta de "mais de 20 mortos" e de "pelo menos cinco vítimas mortais e cinco pessoas inconscientes", respetivamente.

É expectável que o número de vítimas possa vir a aumentar.

Segundo uma fonte citada pelas agências internacionais, a embarcação transportava cerca de 50 pessoas.

Numa primeira reação, o primeiro-ministro francês, Jean Castex, fala numa "tragédia".

"Os meus pensamentos estão com os muitos desaparecidos e feridos, vítimas de passadores criminosos que exploram a sua angústia e miséria", afirmou o governante, numa mensagem publicada na rede social Twitter, assegurando estar a seguir a evolução da situação "em tempo real".

Forças britânicas e francesas estão a conduzir buscas na área, por mar e por ar.

Entretanto, o gabinete do primeiro-ministro britânico divulgou que Boris Johnson convocou o gabinete de crise.

Na segunda-feira, o Ministério do Interior britânico disse que o número de migrantes que atravessaram o Canal da Mancha para entrarem ilegalmente no Reino Unido ao longo deste ano é três vezes superior ao registado em 2020.

Os dados do ministério referem que 886 pessoas chegaram ao Reino Unido só no passado sábado, elevando o total desde o início deste ano a mais de 25.700. O ano passado foram identificados 8.469 migrantes.

No início deste mês registou-se um recorde de chegadas num só dia, com 1.185 migrantes.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+