Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Defesa planetária. Lançado o “dardo” que vai desviar um asteroide da rota

24 nov, 2021 - 07:21 • Marta Grosso

“DART” é o nome da missão que visa alterar a rota de um corpo celeste que possa atingir a Terra.

A+ / A-

Foi lançada, nesta quarta-feira de manhã, a sonda da NASA que deverá colidir com um asteroide, desviando-o da sua rota.

O foguetão Falcon 9 foi lançado pelas 6h30. Foi a primeira fase da missão “DART” (dardo em português, mas que na sigla original significa Double Asteroid Redirection Test), a primeira para testar a tecnologia de defesa planetária contra um corpo que se aproxime perigosamente da Terra.

O asteroide utilizado neste teste não representa, contudo, uma ameaça à Terra, ressalva a agência espacial norte-americana.


A missão, levada a cabo pela NASA e pela Agência Espacial Europeia (ESA), pretende perceber se o embate contra um asteroide é eficaz para mudar o seu curso.

Neste momento, não se conhece qualquer asteroide com mais de 140 metros de tamanho que possa atingir a Terra nos próximos 100 anos.

O lançamento deu-se nesta quarta-feira, mas a colisão só está prevista para setembro de 2022.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+