Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. ECDC alerta para situação de "risco muito elevado" na UE e defende dose de reforço para todos os adultos

24 nov, 2021 - 17:00 • Lusa

O Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças alerta para a baixa taxa de vacinação na UE e em todo o território europeu.

A+ / A-

O Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) alertou esta quarta-feira para o facto de a União Europeia (UE) poder vir a estar e curto prazo - em dezembro e janeiro- numa situação de “risco muito elevado” da pandemia de covid-19 devido à baixa taxa de vacinação.

O ECDC defende, por outro lado, a administração de de uma dose de reforço a todos os adultos, com prioridade aos maiores de 40 anos.

“Sem alterações nas taxas de contacto em relação aos níveis atuais, estimamos que os países com o nível mais elevado de cobertura vacinal de mais de 80% estão em ‘risco acrescido’, enquanto os com os níveis de cobertura vacinal inferiores a 80% estão em 'alto risco'”, adverte o ECDC, numa nota de imprensa.

A entidade salienta que os cenários de modelização do ECDC “indicam que o peso potencial da doença na UE/EEE [Espaço Económico Europeu] a partir da variante Delta será muito elevado em dezembro e janeiro, a menos que sejam agora aplicadas medidas de saúde pública em combinação com esforços contínuos para aumentar a administração de vacinas na população total”.

O ECDC apela a um reforço na vacinação contra a covid-19 em todo o espaço comunitário, salientando que na UE/EEE as taxas são de 65,4% da população total vacinada e de 76,5% da população adulta, destacando ainda a necessidade de uma dose de reforço a todos os adultos, com prioridade aos maiores de 40 anos.

O ECDC reitera ainda os apelos para um reforço das medidas não médicas, como o uso de máscara e a limitação dos contactos sociais.

“A situação epidemiológica atual é, em grande parte, impulsionada pela elevada transmissibilidade da variante Delta [do coronavírus SARS-CoV-2], que contraria a redução da transmissão conseguida pela vacinação na UE/EEE”, indica o relatório de avaliação de risco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+