Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pastilha elástica contra a Covid-19 pode reduzir carga viral na saliva

23 nov, 2021 - 08:17 • Filipe d'Avillez , com Reuters

Contém cópias da proteína ACE2, que é usada pelo vírus para infetar as células, não sabe a remédio e pode-se preservar durante anos.

A+ / A-

Veja também:


Uma equipa da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, anunciou o desenvolvimento de uma pastilha elástica que ajuda a diminuir radicalmente a carga viral da Covid-19 na saliva.

Segundo os investigadores, a comprovar-se a sua eficácia, esta pastilha pode ser usada para reduzir a transmissibilidade do vírus por via aérea, através de gotículas de saliva, tosse ou espirros, ou simplesmente pela respiração.

A pastilha contém cópias da proteína ACE2, que é usada pelo vírus para infetar as células. Quando se mastiga a pastilha o vírus é atraído pela proteína e deixa de circular no interior da boca. Segundo os especialistas a carga viral pode reduzir-se até 95%.

Estas pastilhas duram anos, podem ser preservados a temperaturas normais durante anos e não têm um gosto a remédio. O ato de mastigar não danifica as proteínas.

Os investigadores acreditam que este recurso pode ser particularmente útil em países em que as vacinas não estão ainda disponíveis em larga escala.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.148.939 mortes em todo o mundo, entre mais de 256,91 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+