Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Terceira noite de distúrbios e detenções nos Países Baixos

21 nov, 2021 - 23:13 • Lusa

A agitação começou na sexta-feira, na cidade portuária de Roterdão, na qual quatro manifestantes foram feridos por disparos da polícia e 51 pessoas foram detidas.

A+ / A-

Em Enschede, junto à fronteira alemã, foi declarado o estado de emergência e “cinco pessoas acabam de ser detidas no centro da cidade por incitamento à violência pública”, relatou a polícia numa mensagem na rede social Twitter, cerca das 22:00 (21:00 em Lisboa), apelando aos manifestantes para “irem para casa”.

Os manifestantes dispararam fogos de artifício e saquearam alguns locais também nas cidades de Groningen, Leeuwarden e Tilburg, informaram as autoridades e os meios de comunicação locais.

“A polícia está no centro de Groningen” (norte), onde “vários pequenos grupos de pessoas estão a cometer atos de vandalismo”, disse um porta-voz à agência France-Presse.

A agitação começou na sexta-feira, na cidade portuária de Roterdão, na qual quatro manifestantes foram feridos por disparos da polícia e 51 pessoas foram detidas.

Vários polícias ficaram feridos em confrontos em Haia, no sábado à noite, onde manifestantes atiraram pedras, queimaram bicicletas e dispararam fogos de artifício.

Mais de 100 pessoas foram detidas em todo o país, incluindo por insultarem as forças de segurança, e pelo menos 12 pessoas ficaram feridas durante os protestos dos últimos três dias.

Os Países Baixos reintroduziram o confinamento parcial na semana passada para tentar travar a propagação do novo coronavírus, estando o encerramento da restauração às 20:00 entre as medidas anunciadas.

Em análise está a interdição de acesso a determinados locais, incluindo bares e restaurantes, a pessoas não vacinadas contra a covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+