Tempo
|
A+ / A-

Estados Unidos "seriamente preocupados" com ações da Rússia face à Ucrânia

20 nov, 2021 - 21:40 • Lusa

Antony Blinken diz que as preocupações são partilhadas pelos aliados, embora não tenha referido se os serviços norte-americanos colocam hipótese de Putin ter interesse em tomar território ucraniano.

A+ / A-

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, reiterou este sábado que os EUA estão “seriamente preocupados” com as ações e declarações da Rússia em relação à Ucrânia, onde as tensões estão a aumentar.

“Temos sérias preocupações sobre as atividades militares não comuns da Rússia na fronteira com a Ucrânia. Estamos realmente preocupados com parte da retórica que vemos e ouvimos da Rússia, bem como nas redes sociais”, disse Blinken numa conferência de imprensa em Dacar, no Senegal, onde realiza a última etapa da sua primeira visita a África.

De acordo com Blinken, as preocupações são “amplamente partilhadas” pelos aliados dos Estados Unidos, embora não tenha dito se os serviços de inteligência norte-americanos consideram que o Presidente russo, Vladimir Putin, tem interesse em tomar território ucraniano.

“Não sabemos quais são as intenções do Presidente Putin. Mas sabemos o que aconteceu no passado. Conhecemos a estratégia consistente em criar provocações ilusórias na Ucrânia ou em qualquer outro país e usá-las como desculpa para os planos da Rússia”, salientou o chefe da diplomacia norte-americana.

Blinken referia-se à crise de 2014 na Ucrânia, que surgiu após a queda do governo pró-ocidental de Kiev.

Nesse mesmo ano, Moscovo anexou a península ucraniana da Crimeia, como resposta àquilo que qualificou de revolução pró-ocidental.

A região de Donbass, no leste da Ucrânia, atravessa uma guerra desde 2014 que fez mais de 13.000 mortos entre as forças de Kiev e separatistas pró-russos, que são apoiados pelo Kremlin, apesar de a Rússia negá-lo.

Na quinta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, acusou o Ocidente de alimentar as crescentes tensões nas fronteiras orientais da Ucrânia e no Mar Negro.

Putin acusou ainda os bombardeiros ocidentais de se aproximarem de 20 quilómetros do território russo.

O governante norte-americano elegeu nesta primeira viagem a África três países: Quénia, Nigéria e Senegal.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+