Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Guionista de filme processa Alec Baldwin. Guião não mencionava disparo de arma

18 nov, 2021 - 08:47 • Olímpia Mairos com Reuters

O processo já foi apresentado num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos.

A+ / A-

A guionista de "Rust" vai processar Alec Baldwin por comportamento perigoso. Alega sofrer de stress emocional e outros problemas resultantes dos danos “causados intencionalmente” pela produção.

Mamie Mitchell, citada pela agência Reuters, diz que o ator “escolheu jogar à roleta russa quando disparou uma arma sem a verificar”.

Segundo esta profissional, o guião não mencionava que a arma devia ser disparada durante a cena que Baldwin estava a ensaiar quando atingiu mortalmente a diretora de fotografia do filme. Além disso, o ator “deveria ter verificado pessoalmente a arma e procurar pela munição real em vez de confiar na palavra do diretor assistente, que lhe disse que o revólver era seguro para ser usado”.

Em finais de outubro, o ator norte-americano Alec Baldwin matou a diretora de fotografia do filme que estava a rodar, no Rancho Bonanza Creek, Novo México, ao disparar uma arma que não devia estar carregada. O realizador também ficou ferido.

A guionista do filme vem agora dizer que também ela se “encontrava na linha do fogo”, alegando agressão, sofrimento emocional e violência deliberada. Pede uma indemnização de valor não especificado na ação movida no Tribunal Superior de Los Angeles.

Mamie, que foi quem ligou para o número de emergência após o disparo que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, diz reviver “o tiroteio e o som da explosão repetidamente”.

Este processo - contra Baldwin, a equipa de produção e a responsável pelas armas - é o segundo depois do tiro e foca-se nas ações do ator/produtor.

A primeira ação judicial foi movida pelo diretor de iluminação do filme que acusa o ator de negligência e de lhe ter causado “grande sofrimento emocional” no incidente que matou Halyna Hutchins.

Nas mãos do Supremo Tribunal de Los Angeles, o processo por negligência tem também como alvos Dave Halls, assistente de realização que entregou a arma, Sarah Zachry, a responsável pelos adereços, Hannah Gutierrez-Reed, responsável pelas armas e munições, entre outros membros da produção do filme western.

O incidente ocorreu a 21 de outubro.

Baldwin, de 63 anos, tornou-se particularmente popular nos EUA nos últimos anos pelas imitações de Donald Trump no programa "Saturday Night Live".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+