Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Espanha baixa para 60 anos a idade para dose de reforço da vacina

18 nov, 2021 - 00:22 • Redação

Trabalhadores dos setores social e da saúde também vão receber a terceira dose da vacina anti-Covid.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro de Espanha anunciou esta quarta-feira que a terceira dose da vacina contra a Covid-19 vai ser administrada aos maiores de 60 anos e aos trabalhadores dos setores social e da saúde.

Numa conferência de imprensa na Turquia, Pedro Sánchez apelou a um esforço para prosseguir a vacinação "sem pausas", e reconheceu que o momento atual, em comparação com o ano passado, quando a vacina ainda não era comercializada, "é muito melhor".

Desde que a dose de reforço começou a ser administrada a pessoas com mais de 70 anos, o Relatório de Vacinas admite estendê-la a outros grupos, principalmente tendo em conta os estudos que falam em diminuição da eficácia das vacinas anti-Covid, sobretudo, as da Janssen e da AstraZeneca.

Segundo os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, a pressão nas unidades de cuidados intensivos (UCI) subiu três décimas desde terça-feira, cujos dados não contemplavam a atualização de Navarra e a comunidade valenciana.

A incidência acumulada de contágios a sete dias subiu de 50,8 para 55,6 casos por cada 100.000 habitantes, e a taxa de positividade passou de 4,1 para 4,2%.

Todas as comunidades registaram um aumento da transmissão da Covid-19 e apenas as Astúrias permanecem em níveis de baixo risco.

Entre os menores de 11 anos, faixa etária dos não vacinados, a incidência aumentou para os 141 casos, embora nas faixas com alto índice de vacinação, como entre os 40 e 49 anos, esta seja de 113, no grupo de 30 a 39 anos de 101, e entre os 60 e 69 anos de 91,6.

A pandemia provocou pelo menos 5.113.287 mortes em todo o mundo, entre mais de 254,29 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+