Tempo
|
A+ / A-

Migrantes

Polónia vai construir muro na fronteira com Bielorrússia

16 nov, 2021 - 07:40 • Lusa

Vai custar cerca 353 milhões de euros e deve abranger 180 quilómetros, cerca de metade do comprimento total da fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia.

A+ / A-

A Polónia vai começar em dezembro a construir um muro ao longo da fronteira com a Bielorrússia, zona de concentração de migrantes, prevendo que fique pronto no primeiro semestre de 2022.

“O projeto que precisamos de concretizar é um investimento absolutamente estratégico e prioritário para a segurança da nação e dos seus cidadãos", disse o ministro do Interior, Mariusz Kaminski.

O ministro sublinhou que os contratos para construção do muro serão assinados até 15 de dezembro e os trabalhos devem começar antes do final desse mês e decorrer 24 horas por dia, sendo os trabalhadores divididos em três turnos.

O projeto custará cerca de 353 milhões de euros (e deverá abranger 180 quilómetros, cerca de metade do comprimento total da fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia. O Parlamento polaco deu no mês passado luz verde à construção do muro.

Desde o verão, milhares de migrantes, na sua maioria oriundos do Médio Oriente, atravessaram ou tentaram atravessar a fronteira da Bielorrússia para a Polónia, num movimento que a União Europeia acusa Minsk de fomentar.

Foi neste contexto que os Presidentes dos três Estados bálticos - Letónia, Lituânia e Estónia - anunciaram que apoiarão Varsóvia se esta decidir invocar o artigo 4.º da NATO em relação à "guerra híbrida" que dizem que a Bielorrússia está a travar enviando migrantes para as fronteiras da Polónia, mas também da Lituânia e Letónia.

O que está a acontecer na fronteira com a Bielorrússia "não é uma crise de refugiados como a de 2015, mas um ataque híbrido", afirmou o Presidente letão, Egils Levits, numa conferência de imprensa conjunta em Vílnius. “A reação política tem de ser diferente da da altura”, sustentou, sublinhando que a Letónia se juntará à Polónia se esta decidir convocar consultas da NATO ao abrigo do artigo 4.º da aliança.

Este artigo prevê que as consultas ocorram quando a integridade territorial, a independência política ou a segurança de um Estado aliado estão ameaçadas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pergunto eu
    16 nov, 2021 Cá 19:17
    Se esse muro é metade da fronteira, quem ou o quê, protege a outra metade?

Destaques V+