Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Ataque ao Capitólio. Steve Bannon indiciado por dois crimes de desacato por recusa em depor

12 nov, 2021 - 23:43 • Lusa

Cada acusação acarreta um mínimo de 30 dias de prisão e uma pena de até um ano. Advogado do ex-conselheiro de Donald Trump ainda não respondeu a um pedido de reação.

A+ / A-

Steve Bannon, antigo conselheiro e aliado do ex-presidente norte-americano Donald Trump, está indiciado por dois crimes de desacato, após ter recusado depor perante a comissão da Câmara dos Representantes que investiga o ataque ao Capitólio.

O Departamento de Justiça divulgou que Steve Bannon, de 67 anos, foi indiciado por um crime de desacato, após se ter recusado a comparecer para um depoimento, e um outro por se recusar a fornecer documentos na sequência da intimação enviada pela comissão de investigação.

Não ficou imediatamente claro quando é que Bannon será presente a tribunal, noticia a agência AP.

O procurador-geral Merrick Garland destacou que esta acusação reflete o "compromisso inabalável" do Departamento de Justiça em garantir que se cumpre o estado de direito.

Cada acusação acarreta um mínimo de 30 dias de prisão e uma pena de até um ano.

O advogado de Steve Bannon ainda não respondeu a um pedido de reação.

Em 22 de outubro, a Câmara dos Representantes declarou Steve Bannon em desacato ao Congresso por desafiar uma intimação da comissão que investiga o ataque ao Capitólio, por 229 votos a favor e 202 contra, com a maioria dos legisladores republicanos a votar "não", apesar das consequências potenciais para o Congresso se as testemunhas puderem ignorar as suas requisições.

A votação da Câmara remetia o assunto para o gabinete do procurador dos EUA em Washington, onde cabe aos procuradores decidir se o caso será apresentado a um grande júri para possíveis acusações criminais.

Também Mark Meadows, ex-chefe de gabinete do ex-presidente republicano, recusou esta sexta-feira prestar declarações perante a Comissão.

O presidente do painel que investiga o ataque ao Capitólio revelou hoje que também vai recomendar uma acusação por desacato criminal contra Meadows.

"Vou recomendar um (caso de) desacato ao Congresso na próxima semana -- da mesma forma que fizemos em relação a Steve Bannon. Provavelmente, faremos a vários outros", revelou o presidente da comissão da Câmara dos Representantes, o congressista Bennie Thompson.

O advogado do ex-chefe de gabinete de Trump, George Terwilliger, realçou em comunicado que o seu cliente "discorda veementemente" da iniciativa da Comissão para divulgar documentos da Casa Branca que possam implicar o ex-presidente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+