Tempo
|
A+ / A-

Iraque

Casa do primeiro-ministro em Bagdad atacada com drones armadilhados

07 nov, 2021 - 09:55 • Redação com agências

Mustafa al-Kazemi escapou ileso. Os Estados Unidos já condenaram no que descrevem ser um "aparente ataque terrorista".

A+ / A-

O ataque contra o primeiro-ministro iraquiano foi levado a cabo com "três drones, dois dos quais foram abatidos" pelo destacamento de segurança de Mustafa al-Kazimi.

O governante escapou ileso, mas dois dos seus guarda-costas ficaram feridos.

Os Estados Unidos já condenaram que descrevem ser um “aparente ataque terrorista”. Em comunicado, o Departamento de Estado norte-americano acrescenta estar em contacto próximo com as forças de segurança iraquianas, tendo já oferecido ajuda nas investigações.

Até ao momento o ataque não foi reivindicado.

Foto: EPA
Foto: EPA

Os drones "foram lançados de um local perto da Ponte da República" na margem oriental do rio Tigre, antes de se dirigirem para a zona verde na margem ocidental, onde se situa a residência do primeiro-ministro, adiantaram fontes de segurança.

"Dois drones foram abatidos" em voo, segundo um funcionário, que pediu para não ser identificado, acrescentando que o terceiro explodiu contra a casa.

Os ataques com drones armadilhados tornaram-se cada vez mais comuns nos últimos meses no Iraque, particularmente contra locais que albergam interesses americanos.

Estas operações são raramente reivindicadas, mas muito frequentemente acolhidas pelos pró-iranianos no Iraque.

Este ataque ocorre numa altura em que os partidos políticos estão a negociar a formação de coligações parlamentares com base nos resultados preliminares das eleições legislativas de 10 de outubro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+