Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

COP26. Ativista Greta Thunberg classifica cimeira como "um fracasso"

05 nov, 2021 - 18:26 • Lusa

Perante os milhares de manifestantes a jovem sueca considerou a cimeira da ONU como uma celebração do “business as usual” e do “bla bla bla”, palavras com que tem classificado as ações dos políticos em matéria de clima.

A+ / A-

A ativista sueca Greta Thunberg classificou, esta sexta-feira, como “um fracasso” a COP26, a cimeira mundial sobre o clima que decorre em Glasgow, na Escócia, Reino Unido.

“Não é segredo que a COP26 é um fracasso”, disse a jovem quando participava numa manifestação em Glasgow para exigir dos governos ação contra o aquecimento global.

Perante os milhares de manifestantes a jovem sueca considerou a cimeira da ONU como uma celebração do “business as usual” e do “bla bla bla”, palavras com que tem classificado as ações dos políticos em matéria de clima.

“Eles não podem ignorar o consenso científico e não nos podem ignorar", disse.

Afirmando que os líderes não estão a mostrar o caminho correto, a jovem acrescentou: “Os nossos reis vão nus” e “a História irá julgá-los severamente”.

Dirigindo-se à multidão acusou mais uma vez os dirigentes reunidos na COP26 de inação e falou, sobre a cimeira, de um “festival de ´greenwashing´”.

Mais de 120 líderes políticos e milhares de especialistas, ativistas e decisores públicos reúnem-se até 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia, na 26.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) para atualizar os contributos dos países para a redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.

A COP26 decorre seis anos após o Acordo de Paris, que estabeleceu como meta limitar o aumento da temperatura média global do planeta a entre 1,5 e 2 graus celsius acima dos valores da época pré-industrial.

Apesar dos compromissos assumidos, as concentrações de gases com efeito de estufa atingiram níveis recorde em 2020, mesmo com a desaceleração económica provocada pela pandemia de covid-19, segundo a ONU, que estima que, ao atual ritmo de emissões, as temperaturas serão no final do século superiores em 2,7 ºC.

Arrancou a COP26. O resumo do primeiro dia da cimeira que reúne líderes, ativistas e especialistas
Arrancou a COP26. O resumo do primeiro dia da cimeira que reúne líderes, ativistas e especialistas
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mewtoo_mws
    06 nov, 2021 oporto 12:06
    Até uma rapariga doente e inculta percebe o fracasso, a tanga. Anda a malta a louvar o ter de ficar de tanga. Centenas de pessoas foram para Glasgow (e voltaram) em aviões a jacto privados pois aí o jacto é verde. Os Verdes são mais uns trafulhas num planeta que os mete num chinelo. Tal qual o hidrogénio. Que tem que ser verde; apesar de nos tratados de física nunca se dizer qual é a sua cor. Se calhar é da cor do arco-da-velha. Podem censurar isto que SÓ é escrito para vocês perceberem a triste figuram que fazem.

Destaques V+