Tempo
|
A+ / A-

COP26

Greta Thunberg. Cimeira do clima "é um festival de lavagem da imagem" dos líderes mundiais

04 nov, 2021 - 21:34 • Lusa

Ativista sueca lamenta que a cimeira de Glasgow se tenha tornado uma montra para os países ricos.

A+ / A-

A ativista sueca Greta Thunberg defendeu esta quinta-feira que a COP26 é a mais exclusiva das cimeiras mundiais do clima e uma montra para os países ricos.

"A COP26 foi nomeada a COP mais exclusiva. Esta já não é uma conferência sobre o clima, é um festival de lavagem da imagem verde para o Norte global", afirmou Greta Thunberg na rede social Twitter.

Segundo a jovem de 18 anos, a 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), que começou no domingo e termina em 12 de novembro, na cidade escocesa de Glasgow, reduz-se a cerca de duas semanas de exaltação do 'status quo' da ação climática e do "blá, blá, blá" dos políticos.

A ativista ambiental participa na sexta-feira e no sábado em duas manifestações no centro de Glasgow.

A Rede Internacional de Ação Climática acusou na quarta-feira a organização da COP26 de impedir a entrada da maioria dos seus delegados nas negociações.

Um advogado vinculado a esta rede de organizações contra as alterações climáticas, Sébastien Duyck, disse que a cimeira "não está a ser nada inclusiva", apontando que apenas quatro observadores da sociedade civil podem estar presentes nas negociações.

Mais de 120 líderes políticos e milhares de especialistas, ativistas e decisores públicos reúnem-se em Glasgow, na COP26, para atualizar os contributos dos países para a redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.

A COP26 ocorre cerca de seis anos após o Acordo de Paris, que estabeleceu como meta limitar o aumento da temperatura média global do planeta entre 1,5ºC e 2ºC acima dos valores da época pré-industrial.

Apesar dos compromissos assumidos, as concentrações de gases com efeito de estufa atingiram níveis recorde em 2020, mesmo com a desaceleração económica provocada pela pandemia da Covid-19, segundo a ONU, que estima que ao atual ritmo de emissões as temperaturas serão no final do século superiores em 2,7ºC.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+