Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Web Summit

​Guterres deixa mensagem na Web Summit. “Desinformação está a tornar-se epidémica”

03 nov, 2021 - 14:34 • Cristina Nascimento

Secretário-geral das Nações Unidas disse que a pandemia expôs as divisões digitais, especialmente para populações vulneráveis que não têm acesso à internet.

A+ / A-

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considera que a “desinformação está a tornar-se epidémica”. A mensagem foi deixada num curto vídeo exibido no Palco Central da Web Summit.

Guterres referia-se a dados e informações que são obtidos online e depois usados para “influenciar opiniões, manipular comportamentos e violar os direitos humanos” e que “o cibercrime está a subir”.

O secretário-geral das Nações Unidas deixou, no entanto, o repto que as coisas “não têm de ser assim”, apelando a um consenso para “garantir que os direitos humanos offline são os mesmos direitos humanos online”.

Guterres considerou ainda que a realização da Web Summit acontece numa altura crítica, em fase de pandemia, e que a Covid-19 expôs as divisões digitais, especialmente para populações vulneráveis que não têm acesso à internet.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+