Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Milhões de Elon Musk para acabar com a fome? ONU propõe encontro com bilionário para mostrar como

02 nov, 2021 - 11:31 • Redação

Musk disse doar cinco mil milhões de euros ao Programa Alimentar Mundial, se a ONU fosse capaz de demonstrar de que forma usará 2% da sua fortuna para acabar com a fome no mundo. "Em vez de escrever tweets, permita-me que lhe mostre, na Terra ou no espaço", respondeu diretor da agência.

A+ / A-

O diretor do Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas desafiou, em outubro, os bilionários de todo o mundo a doarem cerca de cinco mil milhões de euros para combater a fome no mundo.

Elon Musk respondeu ao apelo, no passado domingo, e disse que entregaria a totalidade do valor à ONU, se a organização fosse capaz de demonstrar como usaria o equivalente a 2% da sua fortuna para acabar com a fome no mundo.

Num tweet, em resposta ao bilionário, David Beasley, diretor executivo da PAM, adiantou que nunca disse que o dinheiro seria suficiente para erradicar a fome, mas sim capaz de "prevenir instabilidade geopolítica, migrações em massa e impedir 42 milhões de pessoas de morrerem à fome”.

Musk não ficou convencido e reforçou o pedido de esclarecimento, apelando a Beasley que publicasse “os atuais e previsíveis gastos, em detalhe, para que as pessoas possam ver para onde vai exatamente o vosso dinheiro”.

"Em vez de escrever tweets, permita-me que lhe mostre. Podemos encontrar-nos em qualquer lugar - na Terra ou no Espaço - mas sugiro que seja no terreno para que possa ver o método dos nossos trabalahadores e, sim, a tecnologia a funcionar. Levarei o plano e um livro aberto", respondeu diretor da agência.

David Beasley não obteve, ainda, resposta, pelo menos, publicamente.

De acordo com o Programa Alimentar Mundial, a quem foi atribuído o prémio nobel da Paz em 2020, cerca de 42 milhões de pessoas, de 43 países, estão na iminiência de morrer à fome.

Já o Índice Global da Fome 2021 alertou, este ano, para retrocessos na luta contra a fome, com cerca de 50 países a não conseguirem atingir a Fome Zero até 2030.

Segundo o relatório divulgado pela ONG "Ajuda em Ação", a situação da segurança alimentar no mundo tornou-se em 2020 e 2021 ainda mais grave, devido ao “cocktail tóxico da crise climática, da pandemia e de conflitos violentos, cada vez mais graves e prolongados”.

O mesmo estudo dá, ainda, conta de que “a pobreza extrema aumentou pela primeira vez em 20 anos e a fome está de volta”.

Fundado em 1961, o PAM tem sede em Roma e é totalmente financiado por contribuições voluntárias. Em 2020, distribuiu 15 mil milhões de refeições e assistiu 97 milhões em 88 países.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jose Infante
    02 nov, 2021 Seixal 21:29
    Grande obra... mas em 60 anos está tudo na mesma cada vez á mais fome. Portanto, um esforço inútil, obviamente não existe um plano certo e não será possivel que Elon Musk faça uma duação significativa, um..... homem que tem planos para tudo o que faz !! Experimentem os governos dos G-20 que andam a ESCRAVIZAR a HUMANIDADE aos combustiveis, ás energias e ás grandes Farmaceuticas, para fabricarem material de guerra Atómico, triliões em sucata para o poluir o espaço, navios e submarinos Atómicos e pagar a milhões de soldados e Oficiais para a guerra. você já fez uma pequena Ideia do dinheiro mal gasto que anda por aí ?? Essa noticia que você e eu estamos a ler, correu o mundo, é só blá blá blá, ninguem vai duar nada, porque não existe um plano concreto de essa Organização, e dinheiro não mata fome, só causa confusão, se gasta o dinheiro e daqui por um ano está tudo na mesma ou pior. Para matar a fome, é preciso muito mais que dinheiro, essa organização manda sementes para lá e as pessoas comem Elas e não semeiam, não teem condições para semear, era preciso que essas TROPAS que andam por aí a guerriar e Matar milhões de pessoas , levassem máquinas para semear e fossem ensinar os pobres a produzir alimentos com tecnologia Agrária e não tecnologia de guerra ou treta de espaço-naves com foguetes famintos por combustivel e vagarosos como caracois, uma vergonha a aldrabar a HUMANIDADE, muito mais UMA TRAIÇÃO Á HUMANIDADE.

Destaques V+