Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cônsul de Portugal no Rio de Janeiro traumatizado, mas não sofreu danos em assalto

31 out, 2021 - 08:07 • Lusa

O assalto ocorreu às 02:00 de sábado (05:00 em Lisboa) e a família do cônsul e os funcionários foram surpreendidos pelos criminosos.

A+ / A-

O cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Luiz Gaspar da Silva, e os seus familiares estão traumatizados após terem sido vítimas de um assalto à residência oficial, mas não sofreram danos físicos, disse este domingo à Lusa o vice-cônsul.

"Estão fisicamente bem (...), obviamente bastante traumatizados, como todos estaríamos, mas estão bem. Está tudo bem com a família do cônsul e não há o que reportar, quer com a família do cônsul quer com os funcionários", disse à Lusa o vice-cônsul no Rio de Janeiro.

João Marco de Deus disse que o assalto ocorreu às 02:00 de sábado (05:00 em Lisboa) e que a família do cônsul e os funcionários foram surpreendidos pelos criminosos.

O vice-cônsul também confirmou que Gaspar da Silva e seus familiares permaneceram por algum tempo como reféns dos assaltantes.

O diplomata confirmou também que os criminosos levaram bens pessoais do cônsul e família e dos funcionários.

Segundo o jornal O Globo, a Polícia Civil do Rio de Janeiro já esteve no Consulado de Portugal para a realização de perícias.

Aos agentes da polícia, testemunhas disseram que os assaltantes estavam armados e não sabiam que ali funcionava o Consulado, acreditando tratar-se apenas de uma mansão.

Segundo o depoimento de uma vizinha, citada pel"O Globo, todos os reféns foram mantidos numa das divisões da residência sob a vigilância de dois dos assaltantes por cerca de 50 minutos, tendo conseguido levar do local objetos de valor.

.

CYR // JMR.

Lusa/Fim.

.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+