Tempo
|
A+ / A-

​Prémio Gulbenkian para a Humanidade distingue Pacto Global dos Autarcas

26 out, 2021 - 12:25 • Redação

Valor do prémio é de um milhão de euros e vai ser aplicado em projetos sustentáveis no Senegal e Camarões.

A+ / A-

A segunda edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade distingue o Pacto Global dos Autarcas para o Clima e a Energia, a maior aliança global para a liderança climática das cidades, sendo constituída por mais de 10 600 cidades e governos locais de 140 países, incluindo Portugal.

O prémio vale um milhão de euros e vai ser aplicado em dois países da Africa Subsariana. Em cinco cidades no Senegal vão ser financiados projetos de fornecimento de água potável e numa cidade nos Camarões os fundos vão ser dedicados ao desenvolvimento de soluções de eficiência energética.

“A nossa decisão foi uma opção para mitigação dos problemas causados pelas alterações climáticas e em países que mais sofrem com isso”, explicou Isabel Mota, presidente da Fundação Gulbenkian.

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade foi instituído pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2020 com o propósito de distinguir pessoas, grupos de pessoas ou organizações de todo o mundo que se têm evidenciado no combate à crise climática e cujas contribuições se destacam pela originalidade, inovação e impacto.

A primeira edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade distinguiu a ativista ambiental Greta Thunberg, que decidiu distribuir o montante por vários projetos ambientais e humanitários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+