Tempo
|
A+ / A-

Navalny diz-se "honrado" por ter recebido prémio Sakharov

21 out, 2021 - 23:00 • Lusa

O opositor russo dedicou o prémio "aos combatentes anticorrupção de todos os géneros e através do mundo: dos jornalistas aos advogados".

A+ / A-

O opositor russo Alexei Navalny, detido desde janeiro, disse esta quinta-feira sentir-se "honrado" por ter recebido o prémio Sakharov atribuído pelo Parlamento Europeu, e anunciou que o dedica a todos os "combatentes anticorrupção".

"Dedico o meu prémio aos combatentes anticorrupção de todos os géneros e através do mundo: dos jornalistas aos advogados, dos responsáveis políticos (e sim, existem alguns) aos deputados e a todos os que descem à rua para apoiar este combate", escreveu na rede social Twitter.

"Desejo-lhes perseverança e coragem, mesmo nos momentos mais assustadores", acrescentou.

Navalny, que cumpre atualmente uma pena de dois anos e meio de prisão por um caso de fraude que considera político, disse ter recebido a notícia da atribuição do prémio Sakharov através do seu advogado, durante um encontro no estabelecimento prisional onde permanece desde janeiro passado.

"É não apenas uma honra, mas também uma grande responsabilidade", prosseguiu o mais conhecido opositor russo, que periodicamente publica mensagens nas redes sociais apesar da sua detenção.

"Sou apenas uma pessoa entre numerosas outras que combatem a corrupção porque considero não ser apenas a causa da pobreza e da degradação dos Estados, mas também a principal ameaça aos direitos humanos", considerou.

"Estou muito reconhecido ao Parlamento Europeu, que tanto aprecia o nosso trabalho. Continuaremos a fazer o nosso melhor", acrescentou Navalny.

Anunciado em 1988, o prémio Sakharov "pela liberdade de espírito" recompensa anualmente as pessoas ou organizações que o organismo parlamentar europeu considera empenhados na defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. O seu valor é de 50.000 euros.

Hoje, o Kremlin denunciou a decisão de conceder o prémio a Navalny e indicou não manifestar "respeito" por essa atribuição.

"Respeitamos esta instituição (o Parlamento Europeu), mas ninguém nos pode obrigar a ter respeito por uma tal decisão", reagiu o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+